Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Inclusão produtiva se faz com incentivo ao empreendedorismo

17/11/2011

Brasília - Inclusão produtiva se faz com a combinação de política social e incentivo ao empreendedorismo. A avaliação é do diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, nesta quarta-feira (16), no 1º Fórum do Conhecimento, promovido pelo Sebrae, em Brasília. Carlos Alberto participou do painel sobre ações de articulação institucional para inclusão produtiva, que também teve a participação da secretária extraordinária para a Superação da Extrema Pobreza, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ana Fonseca.


“O crescimento econômico com distribuição de renda fortalece os pequenos negócios e possibilita a criação de milhões de empregos”, disse Carlos Alberto. Projeções do Sebrae, com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam que as micro e pequenas empresas, até o final de 2011 , terão gerado mais de 4 milhões de empregos. As médias e grandes serão responsáveis por pouco mais de 780 mil.


O diretor do Sebrae também destacou a importância de iniciativas de apoio aos empreendedores individuais (EI), donos do próprio negócio, que já são mais de 1,7 milhão. O Sebrae tem acordo de cooperação técnica com o MDS que inclui incentivos para beneficiários do Programa Bolsa Família. Pesquisa da instituição feita em julho deste ano, apontou que 7,3% dos EI são beneficiários do programa. “O virtuoso processo de formalização por meio do Empreendedor Individual melhora o ambiente de negócios e possibilita a inclusão produtiva massiva, inclusive de beneficiários do Bolsa Família”, disse.


Outro exemplo citado pelo diretor foram as ações desenvolvidas nos Territórios da Cidadania e que têm foco no EI, nos pequenos negócios e na implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “As regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e as periferias das grandes metrópoles são a última fronteira para o fortalecimento do empreendedorismo, geração de renda e emprego”.


A secretária extraordinária do MDS, Ana Fonseca, lembrou que enfrentar a pobreza “não é como num filme do Zorro, em que uma bala de prata resolve tudo” e destacou a importância das parcerias nesse trabalho, a exemplo da desenvolvida com o Sebrae.

Fonte: Sebrae


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia