Florianópolis – Em junho, a rede social para empresas Yammer foi vendida para a gigante Microsoft por U$ 1,4 bilhão. O Instagram, aplicativo criado pelo brasileiro Mark Kriger, foi comprado pelo Facebook por U$ 1 bilhão, pouco antes da gigante social abrir capital na bolsa de valores. Todas estas grandes empresas americanas, com poder para realizar aquisições milionárias, nasceram startups, negócios de tecnologia com alto potencial de crescimento, geralmente idealizadas por jovens empreendedores.
A cena brasileira na área digital também vem ganhando importância nos últimos anos. O Startup Farm, por exemplo, promove a aceleração de negócios digitais inspirado em iniciativas similares do Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Durante um processo hiperintensivo de 10 dias, os empreendedores recebem aconselhamento de especialistas experientes, participam de dinâmicas, palestras e aprendem sobre ferramentas de gestão. A partir do dia 14 de julho, a iniciativa realiza o SmartMob, que reunirá 40 empreendedores na capital catarinense.
“Os empreendedores trabalham juntos em um espaço de co-working durante o dia, enquanto têm a oportunidade de receber mentorias de grandes especialistas e empreendedores brasileiros de sucesso. À noite, são trabalhados temas para ajudar na gestão dos negócios, através de dinâmicas, depoimentos e oficinas vivenciais. Tudo é muito dinâmico e prático, desenhado como um modelo de educação empreendedor e diferenciado. Ao final do programa, os projetos são apresentados para uma banca de investidores”, explica Felipe Matos, idealizador do programa e sócio-fundador do Instituto Inovação, que trouxe a iniciativa para o Brasil.
O Startup Farm é patrocinado pelo Sebrae e tem apoio de empresas como Microsoft, Google, IBM, Buscapé, Peixe Urbano, entre outras. “Muitos dos nossos mentores são empreendedores de sucesso, como o Alex Tabor, fundador do Peixe Urbano. Temos também especialistas em direito digital, marketing digital, finanças e muitas outras temáticas. É uma oportunidade única para os empreendedores acelerarem suas ideias e expandirem sua rede de relacionamentos, gerando parcerias, aprendizado, melhoria nos negócios e até investimentos”, diz Matos.
Na primeira edição do programa, realizada em agosto do ano passado, uma das startups participantes, O Entregador – um sistema para delivery de comida on line – foi adquirida pelo site de compras coletivas Peixe Urbano. Nas cinco edições já realizadas, seis empresas participantes receberam investimentos que somam R$ 4 milhões de contatos obtidos no programa.
Inscrições
Para participar da edição de Florianópolis, os empreendedores devem se inscrever no processo seletivo através do site www.startupfarm.com.br, até quarta-feira (11). O evento começa no dia 14. No dia 23, o encerramento do encontro será aberto ao público. O investimento para participação no programa é de R$ 2,2 mil por empresa, que pode ter até 3 empreendedores participantes.
Fonte: Incorporativa
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |