Brasília – Espírito de liderança, administração de riscos, tomada de decisões e busca de resultados são algumas das características estimuladas nos universitários pelo Desafio Sebrae, jogo que simula a gestão de um empreendimento. A atividade difunde conceitos como competitividade, ética e associativismo, e desperta nos participantes a vontade de ter o próprio negócio. Por isso, muitos estudantes encontram nessa competição o caminho para o começo de sua trajetória profissional.
“O Desafio Sebrae antecipa o futuro ao preparar hoje os jovens empreendedores de amanhã”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Para ele, as possibilidades são muitas, tendo em vista que nos próximos anos, surgirão novas oportunidades de negócios, em função do crescimento do mercado interno, com a inclusão de novos consumidores, aumento da renda, investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana, e os megaeventos esportivos. “São perspectivas promissoras e situações desafiadoras que exigirão confiança, visão estratégica, ousadia e criatividade dos empreendedores”, assinalou.
De acordo com Mirela Malvestiti, gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae, ao participar da competição, o estudante vive na prática todos os desafios do mercado, na medida em que define estratégias, toma decisões e gerencia riscos. “O Desafio Sebrae desperta as características empreendedoras nos estudantes e mostra que a abertura de uma empresa é uma opção para o seu futuro. Além disso, dá subsídios para que ele abra o próprio negócio com planejamento e gestão adequados”, diz.
Foi o que aconteceu com o empresário capixaba Duar Pignaton, vencedor da edição 2007 do Desafio Sebrae. Na época em que participou do jogo, ele cursava engenharia elétrica e trabalhava com o pai na fazenda da família, que funcionava como um camping. De lá para cá, muita coisa mudou. Pignaton virou consultor em gestão e passou a ajudar o pai na administração da empresa. Em 2008, tornou-se diretor do Cindes Jovem, entidade ligada à Federação das Indústrias capixaba, cujo objetivo é fomentar o empreendedorismo nos jovens.
Para o empresário, a participação no Desafio Sebrae é um diferencial de mercado. “É uma experiência única. O jogo amplia sua rede de contatos e abre portas para o mundo. Ao se expor em uma competição como essa, o participante adquire confiança e motivação para entrar no universo real dos negócios”, afirma.
Este ano, ele inaugura com o sócio Henrique Decottignies sua primeira empresa, uma franquia do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac). Serão duas unidades no Espírito Santo, que oferecerão cursos básicos de qualificação profissional, preparatórios para o primeiro emprego. A primeira unidade será inaugurada ainda no neste semestre.
Espírito empreendedor
Outro caso de sucesso é o do empresário pernambucano Edinaldo Barros, que venceu a etapa estadual Desafio Sebrae em 2006. Influenciado pela vitória na competição, o então estudante de agronomia montou com a equipe vencedora uma empresa de produção de peixes em cativeiro. A sociedade se desfez em 2008, mas o espírito empreendedor de Barros continuou latente.
No mesmo ano, ele montou nova sociedade com dois amigos da faculdade. Juntos, abriram a Freyr Biotecnologia Vegetal, empresa especializada em produzir flores, frutas e legumes, que se tornou a primeira do setor em Pernambuco a também comercializar a própria produção.
De acordo com Barros, a participação e a vitória na competição lhe mostraram que era possível abrir seu próprio negócio. Ele conta que aprendeu muito com o jogo e que usa esses conhecimentos na administração da empresa. “Antes de participar do Desafio, meu perfil era muito acadêmico, voltado para pesquisa. A experiência com o jogo mudou minha visão. Hoje sou um engenheiro agrônomo empreendedor”, diz.
Edição 2012
As inscrições para a edição 2012 do Desafio Sebrae estão abertas até o dia 18 de maio. Este ano, o tema do jogo são frutas tropicais. Podem participar estudantes universitários de todo o Brasil e de todos os cursos. Os integrantes dos oito grupos que chegarem à final nacional ganharão um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
As três primeiras equipes colocadas receberão um curso de inovação oferecido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio Sebrae. As inscrições podem ser realizadas no site www.desafio.sebrae.com.br
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |