Conhecer bem o mercado e identificar possíveis mudanças de cenário são fatores fundamentais para um negócio. No entanto, a carência de informações estratégicas é um problema comum entre os empresários de micro e pequenas empresas. Pensando nisso, o Sebrae no Rio de Janeiro disponibiliza o portal www.sebraeinteligenciasetorial.com.br, uma ferramenta de inteligência competitiva de apoio aos donos de negócios dos setores de construção civil, moda, petróleo e gás e turismo do estado do Rio de Janeiro. A plataforma oferece informações estratégicas e gratuitas, por meio de produtos de inteligência, como boletins, alertas de oportunidades, notícias relevantes, relatórios de tendências e cases de sucesso para cada um dos setores.
Segundo o jovem empreendedor João Fernandes, de 28 anos, o programa Sebrae Inteligência Setorial (SIS), tem sido uma fonte importante na busca por informações sobre o setor da construção civil. “Tenho acompanhado constantemente os temas abordados, o conteúdo gerado pelo programa. Também compartilho esses dados com outros empresários do segmento no sindicato do setor. O portal é uma ferramenta importante de atualização para melhor aproveitamento do mercado em que atuo”.
João começou a trabalhar cedo no setor de construção civil. Aos 17 anos já atuava nos negócios da família no ramo de cerâmica, em Campos dos Goytacazes, na região Norte do Rio de Janeiro. Aos 21, abriu sua primeira empresa: uma construtora para edificação de apartamentos. Há quatro anos, resolveu investir no ramo de argila ensacada e moída para o setor de construção civil e criou a Argifácil.
A empresa começou pequena, com apenas três funcionários. Hoje, embora mantenha um quadro reduzido, com cinco funcionários, tem investido em novas tecnologias e equipamentos de ponta para impulsionar o crescimento. “Nosso foco é investir para aumentar a produtividade. Para isso, vamos automatizar toda a produção, trabalhando com mão de obra qualificada”.
Uma das estratégias adotadas pelo empresário é apostar na informação estruturada. “É fundamental discutir e encontrar soluções para o nosso setor para, por exemplo, tornar o preço mais competitivo. É preciso se preparar com antecedência, aproveitar as oportunidades e se prevenir contra as ameaças, como novos materiais concorrentes que estão surgindo”.
João, que também é sócio da empresa da família, a Cerâmica União, afirma que os temas monitorados pelo portal e apresentados por meio dos produtos de inteligência podem ajudar no posicionamento da empresa, a partir das demandas do mercado. As informações sobre tendências de consumo e percentual de crescimento têm antecipado previsões para investimentos futuros, tanto que este ano o empresário se prepara para abrir mais uma empresa, também na área de fabricação de blocos, porém agora de cimento. “Nos próximos meses, espero estar cada vez mais atento às novidades do mercado de construção civil como suporte na tomada de decisão. O objetivo é executar investimentos pontuais na fabricação de blocos que se apliquem em modelos construtivos mais racionalizados”.
Competitividade
Segundo o gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae no Rio de Janeiro, Cezar Kisrzenblatt, com essa ferramenta, os empresários de micro e pequenas empresas têm acesso gratuito a informações estratégicas voltadas para os seus negócios. “Dessa forma, poderão aumentar a competitividade no mercado. É missão do Sebrae apoiar o empresário na busca de soluções para mitigar riscos e aproveitar oportunidades”, afirma.
Construção civil, moda, petróleo e gás e turismo são os quatro primeiros setores a serem beneficiados pelo projeto que, gradativamente, será estendido para outros segmentos da economia. Os próximos serão: alimentos, base tecnológica e economia criativa.
Os produtos de inteligência:
Mapa de Informações Estratégicas - mapeamento das necessidades de cada setor a partir de temas sugeridos pelos empresários e entidades. Todos os tópicos e temas são organizados e conectados. Esse produto é atualizado periodicamente e adaptado às novas demandas.
Boletim de Tendência - apresenta análises preditivas sobre os temas e tópicos encontrados no Mapa de Informações Estratégicas de cada setor monitorado pelo programa. São utilizados métodos de análise estratégica para identificar tendências e oportunidades de mercado.
Alertas – disparo instantâneo de notícias consideradas de grande impacto e que possam gerar novas oportunidades de mercado ou alertar possíveis ameaças. O conteúdo é enviado via SMS e e-mail apenas para usuários que, no momento do cadastro, optarem por receber esse produto.
Notícias de Impacto – seleção de notícias relevantes e de demandas específicas dos setores e seus segmentos, de acordo com os temas e tópicos propostos no Mapa de Informações Estratégicas. As notícias são monitoradas diariamente em mídias nacionais e internacionais.
Relatórios de inteligência – são de dois tipos: o mensal e o trimestral. No mensal são feitas análises aprofundadas sobre os temas apresentados no Mapa de Informações Estratégicas. O trimestral aprofunda conteúdos abordados nas Notícias de Impacto mais acessadas/relevantes no Portal nos três últimos meses.
Cases de sucesso – relato de casos reais de empresários de micro e pequenas empresas que utilizaram os benefícios das informações estratégicas para aumentar a competitividade do seu negócio.
Voltar | Índice de Empreendedorismo |