Um dos medos mais comuns do jovem empreendedor é de errar e fracassar ao abrir um negócio. O erro, acredite, faz parte do aprendizado para criar um produto, serviço ou empresa de sucesso.
A afirmação foi feita por três especialistas em empreendedorismo em palestra na Campus Party 2014. Segundo os empreendedores Maurilio Alberone, Guilherme Junqueira e Horário Poblete, todos com experiências em startups, a falha – que faz parte da vida de qualquer empreendedor, independentemente do tamanho do negócio e da experiência – não deve ser encarada como uma sentença para nunca mais empreender. Ela deve ser vista com naturalidade e servir para aprendizado.
“Uma história de sucesso, pode apostar, só acontece porque o empreendedor errou, errou, errou até fazer o empreendimento do jeito certo”, afirma Poblete.
Os três, que durante a palestra narraram diversos fracassos que enfrentaram ao criar um negócio, deram dicas para o jovem empreendedor lidar melhor com o erro e, também, evitá-los em alguns casos.
Não tenha medo do fracasso – o brasileiro coloca o medo à frente da ousadia. É um traço cultural – para evitar ser taxado de fracassado caso um negócio não dê certo. O certo é trocar o medo por objetivos. A sensação de cada objetivo cumprido estimula a equipe. Se um falhar, a equipe não fica desmotivada – e pula para o próxima etapa da construção de um negócio.
Seja paciente - uma empresa demora anos para vingar. O Whatsapp, aplicativo de mensagens para smartphones, por exemplo, está no seu quarto ano. O empreendedor com pressa pula etapas, não avalia erros, não elabora um plano de negócios adequado, entre outras coisas.
Seja responsável – o mentor de um negócio deve abraçar a causa e dar exemplos para a equipe. Seja um “gestor” e distribua objetivos a serem cumpridos, métricas a serem alcançadas e gerencie o que está sendo feito. Ao seguir essas dicas, o jovem empreendedor diminui os riscos de falhas.
Procure referências – o aprendizado empírico é parte do processo. Mas o jovem empreendedor deve investir um pedaço do tempo para ir participar de eventos, ler livros técnicos e inspiradores, conversar com outros colegas que empreendem. Essas ações dão uma luz sobre o mundo dos negócios.
Não se iluda com os elogios – durante a criação de uma empresa, o empreendedor será elogiado por investidores, imprensa, amigos e até rivais. Mas isso não significa que seu produto está livre de falhas. Evite ficar “iludido” a ilusão mais os elogios podem fazer com que você não veja que seu modelo de negócio é um fracasso.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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