Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Jovens empreendedores contam como transformaram seus sonhos em negócios

14/05/2012

Construir um negócio próprio é o sonho de muitos jovens. E quem melhor para aconselhá-los do que outros jovens que conseguiram esse feito? A 8ª Semana de Empreendedorismo, do Centro de Empreendedorismo e Negócios da Fundação Getulio Vargas, reuniu hoje (10/5) três desses empreendedores para dar dicas de como caminhar rumo ao sucesso e se tornar um verdadeiro líder.

Roberto Kanits é fundador da Uno Trade Strategy Advisors, consultoria que auxilia empresários em todas as etapas de internacionalizar seus negócios. Priscila Quirós criou a Quirós Gourmet, uma empresa que cria e comercializa cordeiros premium. Já Vinícius Poit está começando a desenvolver sua startup, a SOL8 Energia Solar, que vende placas de captação de energia solar.

O primeiro passo que o trio deu foi ir em busca de um sonho. Depois, os três afirmam que foi uma questão de ter concentração e determinação. O foco de Kanits foi criar uma consultoria que reunisse todos os especialistas necessários para viabilizar a internacionalização de um negócio. Já Priscila se dedicou a criar uma fazenda sustentável, de alta tecnologia, que resultasse em uma produção cordeiros de alta qualidade. Para Poit, foi se concentrar em escalonar e popularizar a produção de energia elétrica domiciliar. “Você não pode ser um empreendimento que sempre segue de lado, que não quebra, mas também não inova”, afirmou Poit. Os três disseram que é preciso fazer diferente e fazer a diferença.

Mas como ter o mesmo sucesso que eles? “Pense em que mercado você quer atingir, quem você quer conquistar e como você vai chegar lá”, afirma Kanits. “Depois disso, tome passos pequenos até o seu objetivo.” Priscila diz que, para tornar seu negócio realidade, você terá de botar a mão na massa e participar de fases que nem sempre serão “sua praia”. “Passei um tempo grande na fazenda, sem internet, sem telefone, só tomando conta das obras e tendo certeza de que tudo estava saindo certo”, disse. E, na hora de conseguir dinheiro, Poit afirma que o mais importante é mostrar brilho nos olhos e que você é capaz de executar seu projeto. “Você pode facilmente contratar alguém para fazer a parte mais burocrática, como um plano de negócios.”

Por último, o trio ressaltou a importância de equilibrar a paixão pelo negócio e a oportunidade de torná-lo um sucesso. Ou seja, não abrir um empreendimento pelo qual você não tem interesse só porque o momento é propício, nem abrir o negócio dos seus sonhos em uma conjuntura que o levará ao fracasso.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia