Empresas de joias e bijuterias estão lançando coleções inspiradas na Copa do Mundo de olho no aumento de turistas no país durante o torneio. O preço das peças varia de R$ 5 (brinco de semente ou anel de tecido sintético) a R$ 120 mil (brinco de ouro branco com diamante).
Segundo o consultor do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) Marcelo Suzana, a expectativa é que 7 milhões de turistas estrangeiros e 60 milhões de brasileiros circulem pelas cidades-sede. "A maioria deve procurar 'lembrancinhas' para levar dos locais que visitou; as empresas devem investir em produtos diferentes e de qualidade", diz.
Empresas de bijuterias querem dobrar faturamento
Com vendas de 2.000 a 3.000 itens por mês, 80% desse total de bijuterias, a Virô Brasil tem a expectativa de dobrar suas vendas neste ano por conta da Copa. A empresa produz bijuterias com materiais próprios da região amazônica, como semente de jarina, açaí, saboneteira de macaco, buriti e cordões de tucum. Os preços das bijuterias variam de R$ 5 (brinco de semente) a R$ 50 (colar de semente e pedra).
A Loli Colpa, empresa de bijuterias de miçangas de papel, com ateliê em São Paulo (SP), também espera dobrar o faturamento neste ano. A empresária, que dá nome ao negócio, acredita que a receita mensal de R$ 3.000 possa pular para R$ 6.000 durante o torneio de futebol.
"Fizemos chaveiros, colares e pulseiras com temas relacionados ao Brasil. Diversos itens têm a bandeira brasileira estilizada", afirma a empresária. A produção acompanha esse crescimento, passando das atuais 500 peças por mês para 1.000. Os preços variam de R$ 5 (anel de tecido sintético) até R$ 150 (colar de miçanga de papel).
Outra empresa, a La Forme Bijoux, tem a expectativa de ampliar em 33% o seu faturamento neste ano por conta da Copa, passando de R$ 60 mil para R$ 80 mil. As peças têm preços que variam de R$ 15 (pulseira de miçanga) a R$ 350 (gargantilha).
A rede de lojas Chilli Beans também aproveita a temática da Copa em sua coleção "Manto Sagrado". Os preços dos itens da linha variam de R$ 128 (um óculos) a R$ 498 (relógio em formato de estádio de futebol).
Fonte: Uol
Voltar | Índice de Empreendedorismo |