Chegou às livrarias nesta terça-feira, 6/11, o livro “Elas Empreendedoras”, de Andréa Villas Boas e Bruna Villas Boas Diehl. A obra é um estudo sobre o papel atual de mulheres líderes nas empresas e sobre o jeito feminino de empreender.
O livro, que sai por R$ 49,90, traz um prefácio de Luiza Trajano, do Magazine Luiza. Nele, a empresária aponta traços do empreendedorismo no povo brasileiro, como a coragem e a criatividade. Além disso, ela comemora a crescente influência feminina no mercado de trabalho e o status indispensável que o espírito feminino adquiriu na gestão de empresas com o passar do tempo. Segundo Luiza, tal espírito traz características importantes à estrutura corporativa, como a descentralização do poder, a confiança, o comprometimento e a transparência.
Mãe e filha, Andréa e Bruna coletaram dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), estudo mundial contínuo sobre empreendedorismo, publicado desde 1999 pela London Business School e a Babson College. Elas cruzaram os dados com informações do IBGE e do Sebrae e também com as entrevistas que conduziram. O livro contém depoimentos de 20 empreendedoras de sucesso, com um capítulo dedicado a cada trajetória. As narrações contam da história das empresas e das dificuldades encaradas pelas mulheres que as chefiavam. Entre os cases estão empresas de nomes como a chef Tatá Cury, Taciana Kalili, da Brigaderia, e a arquiteta Debora Aguiar.
O livro traz uma análise do jeito feminino de liderar, sem intenções de consolidar regras fixas para o ato de empreender. Em vez disso, as autoras narram, com sensibilidade, uma gama de histórias inspiradoras de mulheres que ousaram transformar em realidade suas ideias. Ele proporciona uma introspecção sobre o lado empreendedor existente em toda mulher, incentivando o afloramento desse espírito.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |