Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Mais da metade dos brasileiros deseja ser empreendedor

13/01/2012

Metade dos brasileiros acham que abrir ou tocar um negócio próprio traz mais garantias de um bom futuro do que um emprego. Se antes, abria-se um negócio simplesmente para se tentar escapar do desemprego, hoje a decisão de ser dono do próprio nariz é resultado de uma nova mentalidade.

Quando chegou a São Paulo, 13 anos atrás, a comerciante Deta de Almeida, como é chamada pelos amigos, queria ser mãe, trabalhar fora e, um dia, abrir um negócio próprio. Com a loja de moda feminina, a paraibana, que já foi doméstica, hoje é uma empreendedora. “É necessidade e muita vontade de conseguir. Minha loja, não só uma, mas q venham duas, três, quatro, não sei quantas”, diz.

Uma pesquisa mostra que mais da metade dos brasileiros gostaria de ter o próprio negócio. Ao contrário das gerações passadas que buscavam segurança no emprego com carteira assinada, o trabalhador hoje está disposto a se arriscar mais para tentar obter um ganho financeiro maior.

“Quando você é empreendedor, chama para si a responsabilidade do próprio futuro, você consegue controlar melhor o dinheiro que entra ou que deixa de entrar e consegue ter mais poder sobre as prioridades da sua vida”, diz Renato Meirelles, diretor do Data Popular.

Até 2004, a maior parte dos negócios eram iniciada por necessidade, muitas vezes por pessoas que perderam emprego ou não conseguiam trabalho. Desde 2005, o quadro é outro. Sete em cada dez novas empresas são abertas por pessoas que sonharam, planejaram e se prepararam, o que aumenta a chance de sucesso. “Certamente isso reflete o bom momento da economia, o fato de que há bastante emprego, muitas situações de pleno emprego e há muitas oportunidades no mercado de novos negócios”, afirma Carlos Alberto dos Santos, diretor técnico do Sebrae.

Um levantamento mundial realizado em 2010 apontou que o Brasil tem a maior taxa de empreendedorismo entre os 20 países mais ricos do mundo e os BRICs, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia e China.

Confira:
Taxa de empreendedorismo

Brasil: 17,5%
China: 14,4%
Argentina: 14,2%
Índia: 11,5%
EUA: 7,6%
Rússia: 3,9%

“Isso também está relacionado com nossos traços culturais, da flexibilidade dos brasileiros, criatividade, da ânsia, ser senhor do seu destino e estar a frente de sua própria atividade“, explica Santos.

Fonte: Globo.com


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia