João Pessoa - Além das férias, janeiro também é mês de rever processos, adequar práticas e atentar às tradicionais declarações de dados aos órgãos oficiais. Entre elas, a Declaração Anual de Empreendedor Individual à Receita Federal. Na Paraíba, mais de 26 mil empreendedores deverão prestar a declaração, que é obrigatória. O prazo de envio dos dados começou dia 2 de janeiro neste site e prossegue até maio deste ano.
Na Paraíba, o Sebrae disponibilizou o setor de atendimento empresarial para esclarecer dúvidas e prestar orientação. Nas agências de João Pessoa, Campina Grande e Guarabira haverá palestras gratuitas para os empreendedores, com orientações quanto ao passo a passo da declaração, realizada exclusivamente pela internet. Os interessados em participar das palestras devem se inscrever por meio do Call Center 0800 570 0800.
O preenchimento do documento é simples e pode ser feito em poucos minutos pela web. No entanto, o empreendedor precisa ter em mãos os relatórios de receita bruta mensal (que contém o registro das vendas) e os dados da empresa. Têm de apresentar a declaração todos os empreendedores individuais que registraram rendimento de até R$ 36 mil (limite de faturamento da época) ou mesmo os que ultrapassaram em 2011.
Se o empreendedor tiver se formalizado no decorrer de 2011, essa receita bruta será proporcional aos meses após o registro. Os que não enviarem a declaração não poderão imprimir os documentos de arrecadação mensal do ano de 2012.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |