Se você acha que é impossível resolver os problemas de sua cidade sozinho, a história de uma criança americana pode fazer você mudar de opinião. Joshua Smith, de apenas 9 anos, criou seu próprio negócio motivado por um nobre objetivo: revitalizar um parque da cidade.
O menino motivou moradores de Detroit a se tornarem voluntários na manutenção da área (Foto: Kathleen Galligan)O menino motivou moradores de Detroit a se tornar voluntários na manutenção da área.
Para arrecadar fundos e recuperar a área, Joshua recorreu ao modelo de negócio clássico das crianças dos EUA: criou uma barraca de limonada. A ideia veio de uma conversa entre Joshua e sua mãe. Um dia, o menino perguntou o motivo de sua mãe sempre levá-lo a um parque afastado de casa, sendo que havia um mais perto. A mãe de Joshua explicou que a cidade não tinha verbas para fazer a manutenção do parque mais próximo.
Após a conversa com a mãe, Joshua teve uma ideia: juntar dinheiro para revitalizar aquela área mais perto de casa. Sua barraca começou a ganhar clientela e logo Joshua começou a vender pipoca, água e ponche de frutas.
Com o sucesso da barraca, Joshua passou a servir também pipoca, água e ponche (Foto: Kathleen Galligan)Com o sucesso da barraca, Joshua passou a servir pipoca, água e ponche (Foto: Kathleen Galligan)
O dinheiro arrecadado por Joshua foi entregue às autoridades do bairro, que reformaram o parque e também compraram brinquedos para o local.
O trabalho de Joshua não serviu apenas para arrecadar dinheiro. O garoto motivou moradores da cidade a se transformar em voluntários do parque, responsáveis pela manutenção do espaço. Joshua conseguiu ainda uma bolsa de estudos de uma fundação local.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |