No início de 2013, Mônica França, 49 anos, cansou da vida frenética que levou por 22 anos como gerente comercial no mercado financeiro paulista. Depois de largar o emprego, Mônica deu início ao sonho de ter um negócio: abriu o caderno de receitas da avó e começou a produzir e vender bombocados. Hoje, a microempreendedora vende mais de 2.500 unidades ao mês e tem faturamento médio mensal de R$ 7.500.
Natural de Jaú, cidade do interior paulista, Mônica se mudou para São Paulo em 1992. Na época, a microempreendedora chegou a fazer strudels – espécie de rocambole húngaro feito com massa bem fina e recheio de maçã – para vender e complementar a renda da casa, mas a prática não durou muito. “O trabalho como gerente comercial me ocupava muito tempo, mas meu filho sempre me dizia para voltar a vender os doces”, afirma.
Foi justamente o filho quem sugeriu a venda dos bombocados. “Ele percebeu que as empresas que focavam em um estilo de produto, como as brigaderias, estavam fazendo sucesso. Como a minha receita de bombocado já está na família há três gerações, não poderia escolher outro doce”, diz.
Mônica abriu a “Bombocaderia di Amigas” em outubro de 2013. “No começo, eu dava muitos bombocados às minhas amigas. Elas gostavam e iam sugerindo aos seus amigos, que ofereciam a outras pessoas e assim foi acontecendo”, afirma. Hoje, um ano depois, Mônica reúne uma cartela de mais de 200 clientes.
Toda a produção é feita na cozinha da microempreendedora, apenas com produtos frescos e naturais. A maioria das vendas é destinada a eventos, como festas de casamento, aniversários, batizados, nascimentos e chás entre amigas.
Sem uma loja física (os pedidos são feitos via telefone), Mônica tem parceria com muitas lojas e cafeterias da cidade, onde deixa seus bombocados para venda e degustação, com seu contato para pedidos. A microempreendedora vende o doce em caixas de 25, 36 ou 63 bombocados, a R$ 3 cada unidade. Para encomendas acima de 100 bombocados, o preço cai para R$ 2,10, cada.
Para o Natal, Mônica quer incrementar a receita de bombocado com nozes, damasco e goiabada, e voltar a vender strudle. “Tanto para o bombocado, quanto para o strudle, vou lançar o ´tamanho família´, que serve oito pessoas e vem congelado, para ser assado em casa”, diz. O preço dos doces maiores será de R$ 60 a unidade.
Mesmo com o aumento expressivo das vendas, Mônica quer manter o modelo artesanal do seu negócio e não pensa em aumentá-lo no momento. “O que eu quero é transmitir felicidade para todos que comem o bombocado. É um doce que traz a lembrança da infância, época em que sorríamos mais e éramos menos estressados. O que eu quero é resgatar o costume de se reunir com as amigas para o café. Por isso, não vou perder este modo tradicional e ingênuo de produzir meus doces”, afirma.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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