A Maria Brasileira é uma rede de microfranquias que gerencia profissionais de serviços como limpeza, cuidados com jardim, crianças e idosos. Ela foi fundada em 2012 por Felipe Buranello, Carlos Alexandre Gomes e José Eduardo Pirre em São José do Rio Preto.
Os três já tinham experiência com outras redes franqueadoras e resolveram fazer uma pesquisa para saber que setor oferecia mais possibilidades para uma nova marca. “O mercado de limpeza e de profissionalização de empregadas domésticas é o que parecia ser mais promissor”, afirma Buranello.
A ideia da rede é cadastrar o maior número de profissionais e agencia-los de acordos com as demandas. A Maria Brasil começou como uma unidade solitária, com mais de 30 pessoas cadastradas. Seu processo de franquias começou no ano seguinte e hoje conta com 42 unidades franqueadas e mais de 2.000 profissionais em sua base de dados, divididos entre todas elas.
Com um investimento inicial de R$ 40 mil, que inclui taxa de franquia, divulgação e outros valores, o franqueado passa por um treinamento na matriz para entender o processo de seleção e cadastro dos profissionais para sua unidade. Depois disso, ele fica responsável por receber os pedidos e administrar as agendas de cada um deles. Segundo Buranello, quando o profissional alcança um cronograma razoavelmente cheio, o passo seguinte é contratá-lo como um funcionário fixo da unidade.
Presente em 15 estados, a Maria Brasileira espera crescer por meio de master franqueados em cidades e estados, responsáveis por recrutar novos franqueados. Em 2014 a rede espera abrir 10 a 15 unidades por mês, chegando a 150. Ela procura empreendedores dispostos a se dedicar integralmente à unidade e que sejam bons com relações pessoais. Atualmente ela oferece os seguintes profissionais: faxineiras, cozinheiras, cuidadores de idosos, babás, babysitters, jardineiros, lavadeiras, passadeiras, motoristas, zeladores e dog walkers.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |