Ser dono do seu próprio negócio é o objetivo de muitos brasileiros e nessa hora as microfranquias são boas opções para o início da vida empreendedora. A Feira do Empreendedor, que termina neste dia 10, foi o cenário ideal para quem busca essa opção e para quem oferece esse serviço. Os segmentos são variados e os investimentos iniciais são facilitados. Na área da beleza, por exemplo, com R$ 6 mil de entrada para 20 mil parcelados em até dez vezes é possível adquirir uma franquia especializada em sobrancelha e face.
Guiliana Carneiro de Medeiros visitou a Feira do Empreendedor em busca de microfranquias para dar início à vida empreendedora no segmento da beleza. “Estou concluindo um curso de estética e tenho umas economias. Quero começar um negócio no qual não preciso fazer um investimento muito alto e que tenha retorno rápido. Fiz pesquisas e percebi que as microfranquias são boas opções”, comentou. A futura empreendedora percorreu a Feira e viu diversas opções de investimento. “Agora é analisar qual o melhor negócio se encaixa na minha realidade financeira e começar a negociação”, conta.
Segundo a Lei das Franquias Empresariais (Lei nº 8.955/94) a microfranquia é um nome dado às franquias cujo investimento a ser realizado pelo empreendedor não ultrapasse os R$ 50.000,00. E como na franquia, a micro é uma parceria onde o franqueador disponibiliza para franqueados o uso da sua marca comercial bem como a transferência do know-how, ou seja, da tecnologia do seu negócio, com ou sem o fornecimento de produtos e serviços.
Os serviços que mais se destacam nesse segmento são: ensino, serviços de beleza, reparos de roupas e sapatos, entre outros, ressaltando que a maioria não exige um ponto comercial. Isso faz com que os custos operacionais com aluguel, transporte, refeição e de contratação de funcionários, por exemplo, sejam reduzidos.
De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) estima-se que há mais de 2.500 franqueados de um total de mais de 50 marcas de microfranquias no País. E este cenário já representa 5% do segmento de franchising no Brasil.
Voltar | Índice de Empreendedorismo |