A conhecida marca brasileira de surf Mormaii tem ampliado seu campo de produtos. Com o apoio de sete investidores, o fundador da marca, Marco Aurélio Raymundo, conhecido como Morongo, 64 anos, criou a Mormaii Fitness. Os produtos fogem do comum: pesos feitos de areia e neoprene usados para uma modalidade que evita dor e contusões e une pilates, treinamento funcional e método five.
Além disso, a marca trabalhará com franquias de produtos fitness e um canal de vídeos na internet, dedicado aos exercícios físicos.
Morongo, médico e amante do esporte, conta que tudo começou em Garopaba (SC) por uma necessidade de sobrevivência nas águas frias de lá. O gaúcho, vindo de Porto Alegre, chegou ao município para prestar assistência médica à comunidade que era pobre e vivia em situações precárias de saneamento. A diferença para o ambiente da capital se dava principalmente, nas opções de lazer.
“Não tinha cinema, teatro, a diversão era o mar. O problema estava na temperatura das águas no inverno. Eu pegava uma colherada de pó de guaraná e tomava com água. Aquilo funcionava como um baita estimulante: você não sente frio, nem medo, é muito poderoso. Então eu conseguia ficar dentro d’água, mas quando me dava conta, estava quase morrendo. Chega a dar taquicardia, pneumonia, otite, amidalite, e tudo isso é coisa séria”, diz o surfista.
Foi aí que o médico desenvolveu, para uso próprio, uma roupa de neoprene, material emborrachado que funciona como isolante térmico. Com o passar do tempo, os amigos foram se interessando e a produção artesanal de roupas virou uma possibilidade de negócio.
Morongo buscou referências, desenvolveu maquinário e começou a produzir de maneira mais comercial. “Observei que uma pequena indústria que poderia resolver o problema socioeconômico da região. Não tinha condições de melhorar o padrão de vida deles só dando remédio. Tinha que melhorar tudo. Aquela pessoa só ficaria saudável se ela comesse bem, se tivesse banheiro, educação social, entre outros”, afirma o fundador.
Morongo leva no pescoço símbolos de diversas crenças: cristão, budista, candomblé. “O mundo do business é pesado. Eu sempre tentei juntar com o espiritual. Pra mim, pessoalmente, nosso desenvolvimento foi um caminho tântrico. Colaboradores do Brasil inteiro estão aqui e cresceram junto com a empresa. Você consegue ganhar dinheiro de qualquer jeito, mas ter conseguido modificar o paradigma da região é que me deixa tão realizado”, diz.
Hoje, não produzem quase nada ali em Garopaba, a marca se dedica a cuidar do branding, trabalhando com o licenciamento e o desenvolvimento de produtos. Desenham, maquiam, depois controlam qualidade e orientam a distribuição. A Mormaii tem um mix de produtos superior a cinco mil itens e está presente em cerca de 80 países. No Brasil, são 30 lojas próprias e mais de 120 mil pontos de venda, onde a marca chega a faturar mais de 300 milhões por ano.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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