Uma pesquisa realizada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com 30 finalistas e vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios mostrou que 97% das empresárias acreditam que o país propicia grandes oportunidades aos empreendedores. Para 60% das respondentes, o governo enxerga as pequenas empresas como prioridade e tem tomado medidas para auxiliar a abertura de novos negócios.
Ainda de acordo com a pesquisa, 70% das empreendedoras disseram que a temática dos novos negócios tem sido cada vez mais discutida pelo poder público por meio de incentivos para a abertura de empresas de pequeno porte no Brasil.
Além de incentivos nacionais, o estado em que está situado o negócio também é importante para o desenvolvimento de uma nova empresa. Para 70% das empresárias, os esforços estaduais, que ocorrem por meio de ações de incentivos e parcerias com entidades privadas e públicas, têm tornado o empreendedorismo possível.
Preocupação com a gestão
O estudo também constatou que 93% das entrevistadas costumam buscar conhecimento sobre seus clientes com frequência. Pouco mais da metade, 53%, consideram que o nível de conhecimento sobre seu cliente é alto, enquanto 43% dizem que esse nível de informação é mediano.
Outra questão apontada na pesquisa é a preocupação com o meio ambiente: 80% das entrevistadas possuem atividades relacionadas ao ambiente na sua empresa. Já 90% realizam ações sociais, entre elas, atividades que envolvem a comunidade local.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |