O Sebrae no Rio Grande do Norte apresenta nesta quarta-feira (18) a solução Na Medida para um grupo de mais de cem empresários. Durante o workshop Na Medida, os empreendedores vão participar de uma palestra sobre planejamento estratégico e depois conhecer em detalhes o programa. Apesar de estar iniciando apenas a segunda turma, a iniciativa já mudou a trajetória de muitos negócios no estado. A solução foi implementada como experiência piloto na cidade de Pau dos Ferros, a 392 quilômetros da capital potiguar, onde empresários comemoram os ganhos advindos do programa.
Os diretores das empresas Max Modas e a Pizzaria e Restaurante Água na Boca fizeram parte do grupo de empreendimentos atendidos pela solução em Pau dos Ferros. Marilac Souza, gestora da empresa Max Modas, garante que a especialização do conteúdo a ajudou por em prática diversas mudanças no marketing do seu negócio. Segundo ela, umas das maiores transformações trazidas pelo programa foi a “relação entre clientes e funcionários”.
“Durante o Na Medida, aprendi aspectos como organização da loja, atendimento e como fazer a divulgação da minha empresa nas redes sociais”, comenta a gestora. Marilac trilha desde cedo o caminho do empreendedorismo. O primeiro contato da empresária com o comércio foi de maneira informal, por meio da revenda de roupas. A formalização aconteceu em 1992. Na época, ela abriu a própria loja no centro de Pau dos Ferros. Entre as marcas comercializadas pela empresa estão as nacionais Hering e Triton e internacionais, como Lacoste. Hoje, ela comanda uma equipe de quatro funcionários.
Assim como a Max Modas, a Pizzaria e Restaurante Água na Boca também percebeu a mudanças significativas na empresa, instalada em Pau dos Ferros. “Antes, a divulgação da empresa nas redes sociais não tinha um padrão. Eu usava o meu perfil para fazer isso. Aprendi com o Na Medida que isso não é muito legal para a imagem do meu empreendimento”, destaca um dos proprietários da Água na Boca, Vicente de Paula Fernandes. Além do marketing digital, o estacionamento e espaço físico do estabelecimento mudaram. “Os clientes estão elogiando bastante”, afirma Vicente de Paula, que já pensa em ampliar o negócio com a instalação de um ponto para sanduíches.
A solução foi criada pelo Sebrae para atender especificamente aos gestores de microempresas. Utilizando princípios como marketing, planejamento estratégico e gestão financeira e de pessoas, o Na Medida é divido em quatro módulos. “Vinte e uma empresas participaram em Pau dos Ferros e o resultado superou as expectativas. Mas, normalmente, a atividade é realizada reunindo diversos conhecimentos em uma única turma”, informa o gestor estadual do programa, Éverton Lucena.
As inscrições para a segunda turma do programa em Natal já podem ser feitas e as aulas serão realizadas de 10 de março a 4 de abril. Os interessados já podem se inscrever pelo telefone 0800 570 0800.
Fonte: Sebrae
Voltar | Índice de Empreendedorismo |