Maior concentração de aficionados em tecnologia, a Campus Party é também celeiro de boas ideias de negócios digitais. Durante a edição de 2012, três startups participaram do reality show Like a Boss, promovido pelo Sebrae, e receberam orientação para sair do papel. Em operação há menos de um ano, a startup de Bruna Bittencourt e seu marido, Alexandre Ferreira, já expandiu e deve crescer ainda mais em 2013. O projeto inicial era um portal de solução on line para casamentos, que no início se chamava Queroo.com, portal que reúne lista de presentes para noivas e noivos. Bruna e o marido venceram o reality.
A vitória do concurso rendeu à dupla 20 horas de consultoria do Sebrae por um ano, a participação em uma reunião com o CEO do Mercado Livre, uma quantia em dólares no servidor da Amazon, além de outros prêmios para o negócio. Por meio da sugestão de um investidor, a Queroo.com se fundiu a outras duas empresas do ramo e se transformou na Emotion.me, responsável agora pela busca de todos os serviços envolvidos na preparação de um casamento. “O Sebrae nos colocou em contato com empreendedores de conteúdo, nos deu visibilidade e nos ajudou a criar um poderoso network”, conta Bruna.
Atualmente, 15 mil casais estão cadastrados no site. A expectativa é chegar a 40 mil até o final de 2013, estruturar a Emotion.me e transformá-la em um portal com a maior rede de parceiros de planejamento de casamento do país.
YouCast
O site YouCast também participou da competição. O empreendimento funciona como uma agência de notícias. Publica vídeos produzidos pelos internautas e disponibiliza o material para a imprensa brasileira. O YouCast é comandado pelos empreendedores Felipe Gazolla e Felipe Frizeiro.
“O apoio do Sebrae foi muito importante. A instituição nos colocou em contato com mentores, que eram empreendedores de grande sucesso, como Júlio Vasconcellos, do Peixe Urbano. Aprendemos muito nesses diálogos”, lembra Felipe Gazolla. “Por meio de consultores que estavam ao nosso lado, descobrimos como validar o projeto para levá-lo ao mercado. Até hoje, mantemos contato frequente com esses agentes do Sebrae”, elogia.
Após a edição paulista, o YouCast esteve na Campus Party Recife, em julho do ano passado. O site foi o veículo oficial para postagens de vídeos dos campuseiros. A equipe do YouCast incentivou os jovens a realizarem mais de 500 posts. As publicações repercutiram e geraram seis matérias em um jornal da imprensa nacional, segundo informa Felipe Gazolla. Formalizada, hoje a YouCast reúne dez mil usuários e clientes como emissoras de TV, jornais e portais de notícia. Felipe conta que a intenção para 2013 é ampliar em cinco vezes a base de usuários e conquistar mais veículos como clientes.
Tableshare
Quando chegou a Campus Party 2012 como um dos três participantes do reality Like a Boss, a Tableshare era a mais crua entre as startups concorrentes, como admite o sócio-fundador Ricardo Cataeyama e Silva, o Rico. A ideia de criar um site que literalmente reunisse apreciadores e apaixonados por gastronomia para compartilhar receitas e experiências na cozinha surgiu por acaso, três meses antes de Rico aventurar como campuseiro.
Ele e o sócio André Camargo Cruz, o Smice, vinham do mercado clássico de negócios e pouco conheciam do universo de startups. “A mudança na nossa mentalidade frente ao empreendedorismo começou ali, na Campus Party”, lembra Rico. Terminado o evento, os sócios da Tableshare passaram alguns meses montando a equipe, validando e constituindo o negócio.
O site não se coloca como uma rede social da gastronomia, mas chega perto disso. O usuário que aderir à proposta pode publicar uma receita e, por meio dela, reunir um grupo de amigos ou conhecidos interessados na sua preparação. O custo é bancado por quem prepara o prato ou dividido entre os participantes. O empreendimento está em fase de estruturação e tem seis meses de vida. “Eu vejo que o Sebrae está preparado para dar suporte a esse novo universo de startups no Brasil e isso é muito relevante”, destaca Rico.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |