Brasília - Desafios e perspectivas dos pequenos negócios inovadores. Esse foi o tema da palestra ministrada nesta terça-feira (6) pelo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, a mestrandos e doutorandos da Universidade de Brasília (UnB).
Convidado para o encerramento da disciplina Empreendedorismo e Inovação, oferecida pela Escola de Empreendedorismo do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT), da UnB, o diretor destacou a importância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento do país, sua participação na economia brasileira e na geração de empregos.
Ele também falou sobre a contribuição e a experiência do Sebrae para a formação de pequenos negócios inovadores no Brasil. “Inovar é fazer novas associações de coisas já existentes e, para isso, precisamos apenas ser eficientes. A conjuntura é extremamente favorável e o país é altamente empreendedor. Por isso, precisamos incentivar o empreendedorismo inovativo”, disse.
Ao encerrar a palestra, o diretor lembrou que o espaço acadêmico cria possibilidades de reflexão sobre o empreendedorismo pessoal. “O ambiente universitário pode abrir janelas de oportunidades e ajudar a construir posturas empreendedoras diante da vida, pessoas com atitude e que querem fazer melhor”, encerrou.
Oferecida pela UnB em parceria com o Sebrae, a disciplina tem como objetivo estimular o espírito empreendedor entre os alunos, disponibilizando ferramentas necessárias para que o empreendedorismo e a inovação estejam presentes na vida dos estudantes.
A disciplina é dividida em plano de negócios, processo empreendedor, inovação e empresas inovadoras, gestão organizacional e do conhecimento. Nela, os alunos identificam estratégias de transferência do conhecimento para a sociedade por meio da elaboração de planos de negócios e dos procedimentos para registro de patentes.
Os módulos são ministrados de maneira teórica e prática, por meio de leituras de textos, exercícios, vivências, dinâmicas, apresentações e debates.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |