A partir desta terça-feira (19), os participantes do Desafio Universitário Empreendedor terão uma nova forma de contar pontos nessa competição nacional. O jogo Rebimboca, que será disponibilizado no site do Desafio, estimula habilidades essenciais para quem quer ser empresário – mas também para qualquer outra profissão.
“Os jogos podem ensinar muitas coisas, como o raciocínio lógico”, afirma Eduardo Costa, que integrou a equipe gaúcha que desenvolveu o jogo, juntamente com Daniel Merkel, Juliano Britto Silveira e Thiago Rocha. “O jogo simula uma situação em que o participante é chefe. Mesmo que ele não exerça essa função no futuro, esse exercício vai ajudá-lo a entender, como funcionário, algumas atitudes e decisões da chefia”, acrescenta Daniel.
“A participação em jogos como esse aprimora habilidades que serão um diferencial no mercado, qualquer que seja a profissão escolhida pelo universitário. Ter uma atitude empreendedora é ter uma postura proativa diante da vida”. Mirela Malvestiti - Gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae
O Rebimboca explora a dinâmica de administrar uma oficina mecânica. Nele, o jogador oferece serviços, vende produtos e coordena a gestão de pessoal. À medida que a empresa evolui, o participante precisa contratar supervisores e investir em funcionários mais qualificados, que tornem o serviço mais eficiente, e tomar decisões quanto a investimentos.
“A participação em jogos como esse aprimora habilidades que serão um diferencial no mercado, qualquer que seja a profissão escolhida pelo universitário. Ter uma atitude empreendedora é ter uma postura proativa diante da vida. Isso vale não só para quem quer abrir um negócio, mas também para quem deseja construir uma carreira em uma empresa”, ressalta Mirela Malvestiti, gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae Nacional, que coordena o Desafio Universitário Empreendedor.
Em novembro, serão anunciados os 108 estudantes melhores colocados do Desafio Universitário Empreendedor. A final da disputa vai acontecer em dezembro. Os melhores colocados nessa competição nacional vão receber prêmios como tablets, smartphones e uma viagem internacional para conhecer centros de empreendedorismo.
As inscrições no Desafio Universitário Empreendedor podem ser feitas, a qualquer tempo, na página da competição. Para participar das classificatórias estaduais, é necessário se inscrever e acumular pontos até o dia 31 de outubro.
A participação é gratuita e aberta a estudantes de qualquer curso de universidades credenciadas pelo Ministério da Educação. Quem se inscrever depois de 31 de outubro pode concorrer nas competições dos próximos anos.
Fonte: Sebrae
Voltar | Índice de Empreendedorismo |