Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

O que há de certo e errado na gestão das empresas?

17/10/2013

Na edição 2013 do Extreme Makeover, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) tem sido o braço de consultoria em gestão para os empreendedores que estão participando desse programa de transformação empresarial.

Nos últimos dias, o coordenador de projetos da FNQ, Francisco Teixeira, preparou uma avaliação dos pontos fortes e fracos das três empresas - Neguinho Descartáveis, Quitanda Tomio e Graffias Arquitetura. O procedimento foi a aplicação de um questionário do Sebrae que usa o método da entidade (qualquer um pode preenchê-lo em www.diagnosticodagestao.sebrae.com.br).

A fabricante de quiosques para shoppings Graffias Arquitetura, por exemplo, apresentou eficiência de 34,1% em sua gestão, considerando aspectos como liderança, trato com clientes e processos. Segundo Teixeira, a empresa do casal Pedro Díaz e Maria de Fátima se destacou no trato com a sociedade e o meio ambiente. "Um ponto fundamental é que ela usa somente madeira certificada." Ele diagnosticou, no entanto, uma fragilidade em relação a estratégia e planos, já que os empreendedores não têm definidos missão, visão e valores.

Já a revenda de produtos para restaurantes Neguinho Descartáveis se mostrou madura em relação a processos de rotina, mas apresentou falhas importantes na gestão financeira. "A empresa controla as finanças com fluxo de caixa, o que é bom, mas sem orçamento projetado", diz Teixeira. Os sócios e irmãos Deivison e Deiviane de Santana também costumam misturar suas contas pessoais com as da empresa. Na média, a eficiência de gestão dos empreendedores ficou em 25,8%.

Usando esses mesmos critérios, a Quitanda Tomio atingiu a porcentagem de 25,9%, com destaque positivo para a liderança. Teixeira aponta a análise regular de desempenho dos funcionários como um fator positivo, assim como o investimento em desenvolvimento gerencial. Um ponto negativo, que os irmãos e sócios Antônio e Marcos Tomita certificam, é a falta de divulgação dos produtos. A empresa, de 40 anos, jamais teve um plano consistente de publicidade.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

O que há de certo e errado na gestão das empresas?


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia