Na semana passada, participei da Convenção ABF do Franchising, que reuniu diversos franqueadores na Bahia. Nesse evento, diversos palestrantes e empresários trocaram experiências e ideias.
É muito interessante o quanto uma conversa informal ou mesmo uma palestra sobre um case de sucesso nos motiva e nos inspira a empreender.
Muitas vezes vale mais do que horas investidas em cursos técnicos, pois não estamos falando aqui sobre as ações ou sobre as estratégias de marketing que uma empresa utilizou para crescer e fazer sucesso. Estamos falando de uma trajetória e dos aprendizados que ela traz.
Ao ouvir a história de uma jornada empreendedora, não são os aspectos técnicos que nos chamam a atenção em primeiro lugar, mas sim a trajetória do fundador do negócio, a forma como ele começou tudo e qual foi a inspiração que ele teve para empreender.
Quase todas as pessoas têm interesse em ouvir esses relatos, e se possível narrado pelo próprio empreendedor ao vivo e a cores. O que de fato está por trás deste interesse genuíno e que é muito mais do que uma simples curiosidade?
Acredito que uma das principais justificativas para esse interesse é a busca pela inspiração. Quem está pensando em começar um negócio ou já tem uma empresa precisa de coragem para tomar atitudes e poder mudar sua realidade – e ouvir que outra pessoa já passou por desafios semelhantes ao seu dá mais energia para seguir em frente.
Com certeza, isso também ajuda o empreendedor a obter algumas lições baseadas nas experiências de terceiros. Ele pode aprender como evitar alguns erros comuns ao longo do caminho e assim construir mentalmente o futuro da sua própria empresa.
É interessante observar que a maioria das histórias dos empreendedores de sucesso foi construída a partir de fatos e oportunidades que surgiram na sua vida. Ou seja, eles não nasceram com o sonho de ser "empreendedores" e de ter seu próprio negócio. Foram os fatos cotidianos que os levaram a tomar essa decisão.
Um aspecto muito comum entre os novos empreendedores é que eles enxergam uma nova forma de fazer algo que já existe e que muitas vezes está no seu cotidiano, seja com alguma inovação ou agregando valor para algo que já exista.
Empreendedores que acrescentam a seus serviços uma forma de agir que esteja de acordo com seus princípios e convicções costumam conseguir resultados diferentes – não por serem gênios, mas por terem uma crença e atuarem de acordo com ela.
Ou seja, podemos aprender inúmeras lições objetivas com os empreendedores de sucesso, mas a lição mais importante talvez seja o intangível, a inspiração fundamental para podermos dar o primeiro passo.
Portanto, se você ainda não tem certeza se o seu caminho é empreender, converse com quem já empreendeu e veja se depois dessa conversa os seus olhos terão o mesmo brilho de quem contou essa história a você.
Inspiração é primeira marca de todo empreendedor de sucesso!
Fonte: UOL (Filomena Garcia)
Voltar | Índice de Empreendedorismo |