Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Observatório do empreendedorismo

03/04/2013

Existem inúmeros dados e referências destinados a identificar os problemas do ambiente empreendedor de um país, mas estes permanecem dispersos em diferentes fontes e relatórios. Além disso, estão geralmente dissociados das soluções possíveis já criadas por formuladores de políticas públicas. Esta é a lacuna que o Observatório do Empreendedorismo, fruto de uma parceria entre a Endeavor Brasil e a empresa alemã SAP, especializada no desenvolvimento de softwares para gestão de negócios, se propõe a preencher.

Nesta espécie de comunidade online, que pretende reunir os atores responsáveis pelo ecossistema empreendedor, articulam-se os dados extraídos de fontes especializadas e os exemplos de melhores práticas, nacionais e internacionais, a fim de auxiliar a criação de políticas públicas direcionadas ao empreendedorismo.

O Observatório dispõe cerca de 40 indicadores, baseados nos seis eixos determinantes para se criar um país mais empreendedor, estabelecidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): ambiente regulatório, acesso a capital, capacitação, cultura, inovação e mercado. Os dados reunidos proveem de fontes como o Banco Mundial, o Global Entrepreneurship Monitor, o Fórum Econômico Mundial, o Instituto Fraser e a própria OCDE, e compreendem um período que vai do ano 2000 a 2012. Para facilitar a análise e comparação, os dados foram padronizados para uma escala que varia entre 0, o pior cenário possível, e 10, o melhor.

Nesta fase inicial, com o intuito de auxiliar o Brasil a entender os problemas desse ambiente e a criar soluções particulares, foram selecionados como representantes países com níveis similares de desenvolvimento: Rússia, Índia, China e África do Sul (representando os BRICS), somados a Chile, Argentina e México (da América Latina), além de Turquia e Estados Unidos – este por ser uma referência quando o assunto é empreendedorismo.

A ferramenta de visualização dos dados, criada a partir de um software da SAP, permite analisar e estabelecer comparações entre todas essas informações. É possível mensurar, por exemplo, qual é a intenção de empreender do brasileiro, do argentino ou de outras populações. Ou, ainda, quantos dias em média são necessários para se abrir uma empresa e qual é o peso da regulamentação governamental em cada nação. Este, aliás, é um dos grandes problemas enfrentados no Brasil.

Uma vez identificado o obstáculo, o Observatório permite consultar ou adicionar soluções. É o caso, por exemplo, de São José dos Campos, que conseguiu reduzir o tempo de abertura de uma empresa de três meses para cinco dias, criando a Sala do Empreendedor. A mudança, gerada a partir de uma lei municipal, associada ao governo do estado, foi possível graças a uma ideia simples: unir em um só espaço todos os órgãos responsáveis pela abertura de novos negócios. Este e outros casos bem-sucedidos de políticas focadas em empreendedorismo estarão disponíveis para acesso na plataforma do Observatório, que em breve pretende incrementar o banco de melhores práticas e a visualização de dados, adicionando vários países aos indicadores, além de outros formatos gráficos.

Fonte: Endeavor

Observatório do empreendedorismo
Com o Observatório do Empreendedorismo, será possível comparar indicadores entre países ao longo dos anos.


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia