O empreendedor brasileiro, apesar de ter percebido o potencial da internet para crescer nos negócios, ainda faz muita propaganda nas mídias tradicionais. Segundo um estudo da consultoria PwC, 91% do dinheiro gasto em publicidade pelas pequenas e médias empresas é destinado para a mídia offline, na produção de panfletos, classificados e anúncios. Mas na hora de procurar um produto ou serviço, 88% das pesquisas são feitas pela internet. No entanto, o mesmo estudo aponta uma guinada para a web: a expectativa é de que a publicidade online cresça 19% no país até 2017, número acima da média mundial, que é de 13%.
Com esse cenário, uma dupla de empreendedores estrangeiros criou uma empresa para ajudar pequenas e médias empresas a anunciar na internet. Fundada em julho de 2012 e funcionando plenamente desde janeiro, a OndaLocal coloca anúncios de seus clientes no topo das páginas do Google e do Facebook a um custo acessível. Em nove meses, a OndaLocal já conseguiu quase 400 clientes. E quer ainda mais.
A empresa foi fundada pelo canadense Simon Croisetiere, 33 anos, e por Peter Propper, 29, nascido na Eslováquia. Os dois já se conheciam de outros tempos, quando fizeram MBA na Suíça. O caminho dos dois voltou a se cruzar em terras brasileiras: eles tinham projetos na área de marketing digital, mas resolveram se juntar para criar a OndaLocal.
Basicamente, a OndaLocal aumenta a visibilidade da marca de seus parceiros no Google e no Facebook, apesar de também oferecer soluções de propaganda em outras plataformas. Quando alguém quer trocar o aparelho dental, por exemplo, essa pessoa vai procurar um profissional na internet, usando palavras-chave como "dentista" e "aparelho". Os primeiros resultados de uma busca no Google são anúncios - e a tarefa da OndaLocal é fazer com que a publicidade de seus clientes apareça no buscador. Segundo Croisetiere, o preço cobrado pela OndaLocal varia bastante, por conta das necessidades de cada cliente, mas o pacote mais básico custa R$ 800 por mês.
Mas por que contratar a OndaLocal, sendo que qualquer pessoa pode colocar anúncios no Google e no Facebook por conta própria? Para responder essa pergunta, Croisetiere e Propper explicam que há dois fatores que fazem o anúncio aparecer no topo de uma busca.
Primeiramente, vale lembrar que os anúncios aparecem de acordo com o que é procurado pelos usuários. O Google, por exemplo, faz um verdadeiro leilão. Quem paga mais por uma determinada palavra-chave tem mais chances de aparecer nos primeiros resultados. "A OndaLocal tem um mecanismo que aumenta ou diminui o preço oferecido por cada cliente, fazendo com que nossos anúncios estejam em uma posição boa", diz o canadense.
O segundo fator que influencia na visibilidade é a presença das empresas anunciantes na internet. Ter um site próprio, com informações e contatos mostrados de forma clara, já é um grande passo. Por isso, a OndaLocal cria, para cada cliente, um "site otimizado", com informações sobre os produtos e serviços oferecidos, um endereço de e-mail e um número de telefone. "No fim, vai para o topo o anúncio que tem a melhor combinação entre valor oferecido e conteúdo relevante na web. Quando fazemos uma página otimizada, podemos até oferecer menos dinheiro no leilão do Google, o que é importante para empresas que têm um orçamento mais reduzido", afirma Propper.
O site otimizado dos clientes da OndaLocal é criado mesmo para quem já está na internet. É por meio da página que a empresa oferece outro diferencial: mostrar quantos clientes foram obtidos com a ação na web. Funciona assim: o número de telefone mostrado no site otimizado não é o mesmo da empresa - na verdade, é um ramal da OndaLocal. Do ramal, a ligação é repassada à empresa, com uma gravação da OndaLocal.
Assim, o parceiro sabe o número de pessoas que entrou em contato após ter visto o anúncio na internet. Além disso, os parceiros têm acesso a um painel de resultados, em que podem ver quantas pessoas entraram em contato, se houve alguma ligação não atendida e ainda têm acesso ao número do cliente em potencial e a uma gravação do telefonema. "Assim, nosso parceiro pode retornar a ligação ou até mesmo guardar os contatos para uma ligação futura", afirma Croisetiere.
Onodera: corte de 68% e cliques que viram clientes
Dentre seus quase 400 clientes, a OndaLocal trabalha com unidades da Onodera, Não + Pêlo e do Grupo Multi Holding, que gerencia redes de capacitação profissional e idiomas como Wizard e Yázigi.
A OndaLocal é parceira de 43 unidades da Onodera, uma das mais famosas redes de serviços de estética do país. Com a parceria, o valor gasto pelas clínicas por cada novo contato, que pode render um novo cliente, caiu 68%. A taxa de conversão dos anúncios é de 23%. Isso significa que, a cada quatro pessoas que clicam em um anúncio das unidades, uma entra em contato e pode virar uma cliente.
Expansão
Se a empresa conseguiu 400 clientes em nove meses, a expectativa é de que o ritmo continue forte para os próximos meses. O plano da empresa é conseguir 2,5 mil novos clientes até o fim de 2014.
Sediada em São Paulo, a empresa começou, no mês passado, a formar equipes em outras cidades do Brasil. A primeira cidade escolhida para a expansão foi Curitiba. "A escolha pelo Paraná foi motivada pelo potencial da região e por termos no estado um profissional de confiança", diz Croisetiere, referindo-se a Fabiano Rodrigues, ex-sócio do underDOGS e contratado como Diretor de Adwords e operações da OndaLocal.
Agora, a empresa planeja montar uma equipe em Salvador. A expectativa é de que a capital baiana receba um escritório nos próximos meses. No ano que vem, o plano da OndaLocal é chegar a mais capitais brasileiras.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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