Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

OndaLocal aumenta visibilidade de anúncios de pequenas empresas na internet

11/10/2013

O empreendedor brasileiro, apesar de ter percebido o potencial da internet para crescer nos negócios, ainda faz muita propaganda nas mídias tradicionais. Segundo um estudo da consultoria PwC, 91% do dinheiro gasto em publicidade pelas pequenas e médias empresas é destinado para a mídia offline, na produção de panfletos, classificados e anúncios. Mas na hora de procurar um produto ou serviço, 88% das pesquisas são feitas pela internet. No entanto, o mesmo estudo aponta uma guinada para a web: a expectativa é de que a publicidade online cresça 19% no país até 2017, número acima da média mundial, que é de 13%.

Com esse cenário, uma dupla de empreendedores estrangeiros criou uma empresa para ajudar pequenas e médias empresas a anunciar na internet. Fundada em julho de 2012 e funcionando plenamente desde janeiro, a OndaLocal coloca anúncios de seus clientes no topo das páginas do Google e do Facebook a um custo acessível. Em nove meses, a OndaLocal já conseguiu quase 400 clientes. E quer ainda mais.

A empresa foi fundada pelo canadense Simon Croisetiere, 33 anos, e por Peter Propper, 29, nascido na Eslováquia. Os dois já se conheciam de outros tempos, quando fizeram MBA na Suíça. O caminho dos dois voltou a se cruzar em terras brasileiras: eles tinham projetos na área de marketing digital, mas resolveram se juntar para criar a OndaLocal.

Basicamente, a OndaLocal aumenta a visibilidade da marca de seus parceiros no Google e no Facebook, apesar de também oferecer soluções de propaganda em outras plataformas. Quando alguém quer trocar o aparelho dental, por exemplo, essa pessoa vai procurar um profissional na internet, usando palavras-chave como "dentista" e "aparelho". Os primeiros resultados de uma busca no Google são anúncios - e a tarefa da OndaLocal é fazer com que a publicidade de seus clientes apareça no buscador. Segundo Croisetiere, o preço cobrado pela OndaLocal varia bastante, por conta das necessidades de cada cliente, mas o pacote mais básico custa R$ 800 por mês.

Mas por que contratar a OndaLocal, sendo que qualquer pessoa pode colocar anúncios no Google e no Facebook por conta própria? Para responder essa pergunta, Croisetiere e Propper explicam que há dois fatores que fazem o anúncio aparecer no topo de uma busca.

Primeiramente, vale lembrar que os anúncios aparecem de acordo com o que é procurado pelos usuários. O Google, por exemplo, faz um verdadeiro leilão. Quem paga mais por uma determinada palavra-chave tem mais chances de aparecer nos primeiros resultados. "A OndaLocal tem um mecanismo que aumenta ou diminui o preço oferecido por cada cliente, fazendo com que nossos anúncios estejam em uma posição boa", diz o canadense.

O segundo fator que influencia na visibilidade é a presença das empresas anunciantes na internet. Ter um site próprio, com informações e contatos mostrados de forma clara, já é um grande passo. Por isso, a OndaLocal cria, para cada cliente, um "site otimizado", com informações sobre os produtos e serviços oferecidos, um endereço de e-mail e um número de telefone. "No fim, vai para o topo o anúncio que tem a melhor combinação entre valor oferecido e conteúdo relevante na web. Quando fazemos uma página otimizada, podemos até oferecer menos dinheiro no leilão do Google, o que é importante para empresas que têm um orçamento mais reduzido", afirma Propper.

O site otimizado dos clientes da OndaLocal é criado mesmo para quem já está na internet. É por meio da página que a empresa oferece outro diferencial: mostrar quantos clientes foram obtidos com a ação na web. Funciona assim: o número de telefone mostrado no site otimizado não é o mesmo da empresa - na verdade, é um ramal da OndaLocal. Do ramal, a ligação é repassada à empresa, com uma gravação da OndaLocal.

Assim, o parceiro sabe o número de pessoas que entrou em contato após ter visto o anúncio na internet. Além disso, os parceiros têm acesso a um painel de resultados, em que podem ver quantas pessoas entraram em contato, se houve alguma ligação não atendida e ainda têm acesso ao número do cliente em potencial e a uma gravação do telefonema. "Assim, nosso parceiro pode retornar a ligação ou até mesmo guardar os contatos para uma ligação futura", afirma Croisetiere.

Onodera: corte de 68% e cliques que viram clientes
Dentre seus quase 400 clientes, a OndaLocal trabalha com unidades da Onodera, Não + Pêlo e do Grupo Multi Holding, que gerencia redes de capacitação profissional e idiomas como Wizard e Yázigi.

A OndaLocal é parceira de 43 unidades da Onodera, uma das mais famosas redes de serviços de estética do país. Com a parceria, o valor gasto pelas clínicas por cada novo contato, que pode render um novo cliente, caiu 68%. A taxa de conversão dos anúncios é de 23%. Isso significa que, a cada quatro pessoas que clicam em um anúncio das unidades, uma entra em contato e pode virar uma cliente.

Expansão
Se a empresa conseguiu 400 clientes em nove meses, a expectativa é de que o ritmo continue forte para os próximos meses. O plano da empresa é conseguir 2,5 mil novos clientes até o fim de 2014.

Sediada em São Paulo, a empresa começou, no mês passado, a formar equipes em outras cidades do Brasil. A primeira cidade escolhida para a expansão foi Curitiba. "A escolha pelo Paraná foi motivada pelo potencial da região e por termos no estado um profissional de confiança", diz Croisetiere, referindo-se a Fabiano Rodrigues, ex-sócio do underDOGS e contratado como Diretor de Adwords e operações da OndaLocal.

Agora, a empresa planeja montar uma equipe em Salvador. A expectativa é de que a capital baiana receba um escritório nos próximos meses. No ano que vem, o plano da OndaLocal é chegar a mais capitais brasileiras.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
 

OndaLocal aumenta visibilidade de anúncios de pequenas empresas na internet


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia