A escolha de um empreendedor pela franquia certa passa por dois critérios principais: a marca deve ser consagrada e estar em um mercado promissor. A Onodera se enquadra em ambos os parâmetros. Afinal, a rede existe há 33 anos e é especializada em tratamentos estéticos, segmento em franca ascensão – entre 2003 e 2013, os gastos do brasileiro com beleza cresceram 124% e chegaram a R$ 59,3 bilhões, segundo o Sebrae-SP. Nesta semana, a Onodera lançou um formato de franquia com investimento de a partir de R$ 29 mil. A novidade, a princípio, está disponível para quem já tem uma unidade da Onodera, mas a empresa não descarta uma expansão com novos franqueados.
A novidade é um formato "store in store". Ou seja, as franquias desse formato serão instaladas dentro de outros negócios, como salões de beleza e academias. Lucy Onodera, diretora-geral da rede, afirma que o lançamento de franquias mais compactas já estava há um bom tempo no radar da empresa. O novo conceito traz uma conveniência interessante para os clientes. "Quem vai à academia quer manter a forma, mas não tem acesso a tratamentos estéticos. Quando há uma Onodera lá dentro, é possível cuidar de tudo em um mesmo lugar. E em menos tempo", diz.
O modelo "store in store" não exige um espaço muito grande. Um espaço em que caiba o cliente, uma maca e o profissional é o necessário, segundo a franqueadora.
Nesse formato, não estarão disponíveis todos os serviços encontrados em uma unidade convencional da Onodera. "Haverá tratamentos faciais e corporais, além de massagens. Ficam de fora os procedimentos que exigem equipamentos mais caros e complexos", afirma Lucy.
O investimento inicial em uma "store in store" de Onodera é de R$ 20 mil mais a taxa de franquia, que custa a partir de R$ 9 mil. A franqueadora sugere que outros R$ 20 mil estejam disponíveis, para serem usados como capital de giro.
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Outro formato anunciado – mas com início de projeto piloto previsto apenas para o ano que vem – é o "in company". Nesse modelo, o atendimento seria destinado a funcionários de grandes empresas. "O 'in company' atenderá companhias que queiram oferecer tratamentos estéticos como benefício", afirma Lucy. Os custos de implantação ainda não foram definidos, mas a Onodera antecipa que este será o formato mais barato de todos.
A terceira novidade é o modelo "slim", uma versão reduzida da clínica convencional da Onodera. O formato oferece uma menor gama de tratamentos e funciona em um espaço mais enxuto. O investimento inicial do "slim" é de cerca de R$ 295 mil – uma clínica completa custa mais ou menos R$ 450 mil.
O foco inicial da Onodera é em quem já tem unidades convencionais. "Queremos que nossos franqueados se beneficiem de todos os formatos que oferecemos". A operação compacta pode servir ainda como um chamariz para o modelo maior. "Se um cliente da 'store in store' precisar de serviços mais avançados, o empreendedor pode levá-lo a conhecer tudo o que a clínica convencional oferece", diz a diretora da rede.
Com as franquias mais compactas, a Onodera espera aumentar em 20% o orçamento da rede no ano que vem. Também para 2015, a meta é abrir 40 novas operações: 20 do modelo "store in store", 12 do "slim" e oito unidades do formato convencional.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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