Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Os primeiros passos para promover uma empresa na web

01/04/2014

Quando uma pequena empresa planeja investir na promoção do seu negócio na web, o empreendedor sempre tem muitas perguntas. As dúvidas são pertinentes, afinal, o conceito de publicidade na internet é recente.

No entanto, há uma questão que é muito comum entre os donos de empresas: “Posso fazer isso sozinho?”

A resposta é sim, esse processo pode ser feito sozinho, especialmente se for uma campanha publicitária simples, já que os conceitos básicos de marketing online são fáceis de entender e muitas plataformas de publicidade online oferecem ferramentas que facilitam o primeiro passo.
No entanto, se a campanha for mais complexa, a pequena empresa terá que estar disposta a dedicar mais tempo a isso.

A fase inicial da construção de uma estratégia de marketing e o início da atividade é a etapa mais importante para o seu funcionamento, e também a mais difícil. O empreendedor precisa tentar, errar e colocar as coisas de volta até encontrar a melhor estratégia. Então, às vezes, o caminho ideal é procurar aconselhamento.

Qualquer empresário pode ter dúvidas no início. O marketing online tem uma dimensão diferente que você precisa entender: é preciso entender o usuário, a que horas ele se conecta na web, com qual dispositivo, durante a realização de quais atividades, para saber quais os objetivos e como medir resultados.

Também pode acontecer que ninguém na empresa tenha o tempo suficiente para gerir uma campanha em plataformas de mídia social. Por isso, é necessário admitir que ninguém tem que saber de tudo, e que às vezes é melhor contar com a ajuda de um especialista.

As dicas a seguir podem ser úteis para aqueles que estão prestes a se aventurar com o negócio na Internet.

Eu posso fazer o processo de publicidade na web sozinho?
Se você quiser começar a anunciar sua própria empresa sem ajuda, não há problema nenhum. É possível anunciar diretamente com empresas como o Google ou as de redes sociais, mas é necessário ter o tempo e esforço necessários. Fazer uma campanha publicitária e não ter pessoal ou tempo para medir os resultados, verificar se o investimento está no lugar certo, e atender corretamente os potenciais clientes que contatam a partir da web, é um desperdício de tempo e dinheiro. Você provavelmente tem que tentar várias vezes para encontrar como anunciar corretamente. Mas se você quer enfrentar esse desafio, há ferramentas disponíveis para ajudá-lo. Executar uma campanha é como cuidar de um jardim: precisa de irrigação, luz e cuidados diários. Há duas opções para isso: dedicar você mesmo o tempo necessário, ou contratar um jardineiro (no caso, um especialista).

Que tipo de agência preciso?
Como em qualquer área, há agências de marketing online com uma abordagem mais geral e outras especializadas em campanhas mais específicas. Não há uma melhor do que outras, mas a escolha depende de vários fatores, por exemplo, que tipo de publicidade já decidiu que quer fazer. Se optarmos por fazer anúncios no Adwords ou qualquer rede social como o Facebook ou o Twitter, o ideal é procurar uma agência especializada. Mas se você quiser alguém para pensar sobre o melhor tipo de publicidade para o negócio, pode ser melhor contratar uma com perfil mais geral.

Como escolher uma agência de marketing?
Uma vez que você decidiu que tipo de agência, é hora de escolher uma entre todas as opções disponíveis. Para fazer isso é necessário ter em conta vários fatores, como o histórico (tendo em conta, por exemplo, a experiência no mesmo campo), histórias de sucesso, ou custo. É sempre aconselhável também buscar recomendações e, quando possível, garantir os recursos da agência, por exemplo, pedindo algum tipo de certificado. Por exemplo, o Google emite certificados indicando que a empresa é certificada em gestão de campanhas Adwords.

Onde encontrá-­la?
Existem basicamente duas maneiras: recomendações diretas de amigos e colegas que usaram o serviço antes, ou buscar online. Neste caso, é bom verificar diversas fontes e opiniões, e é muito boa ideia verificar campanhas que a agência já fez com seus clientes anteriores. No site do Google Partners, as PMEs podem encontrar fácil e rapidamente agências recomendadas pelo Google com base em diferentes critérios.

Como pagar?
Há duas principais formas de pagamento. Uma delas é com uma porcentagem do total de gastos com publicidade, geralmente entre 10 e 20%, com um mínimo mensal. O outro modelo é uma taxa mensal fixa, com grande variação de orçamentos de acordo com o tipo e a quantidade de ações a serem feitas.

Como trabalhar com a agência?
É melhor não delegar toda a comunicação e não deixar de participar do processo. É preciso se envolver, para fazer um trabalho em conjunto com a agência. Desse modo, eles entendem as necessidades e objetivos da empresa e realizam um trabalho eficaz e de qualidade. É importante rever todos os detalhes para garantir que os objetivos da campanha estão em linha com as necessidades do negócio e que a mensagem passada esteja de acordo com o espírito da empresa.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Os primeiros passos para promover uma empresa na web


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia