Quando uma pequena empresa planeja investir na promoção do seu negócio na web, o empreendedor sempre tem muitas perguntas. As dúvidas são pertinentes, afinal, o conceito de publicidade na internet é recente.
No entanto, há uma questão que é muito comum entre os donos de empresas: “Posso fazer isso sozinho?”
A resposta é sim, esse processo pode ser feito sozinho, especialmente se for uma campanha publicitária simples, já que os conceitos básicos de marketing online são fáceis de entender e muitas plataformas de publicidade online oferecem ferramentas que facilitam o primeiro passo.
No entanto, se a campanha for mais complexa, a pequena empresa terá que estar disposta a dedicar mais tempo a isso.
A fase inicial da construção de uma estratégia de marketing e o início da atividade é a etapa mais importante para o seu funcionamento, e também a mais difícil. O empreendedor precisa tentar, errar e colocar as coisas de volta até encontrar a melhor estratégia. Então, às vezes, o caminho ideal é procurar aconselhamento.
Qualquer empresário pode ter dúvidas no início. O marketing online tem uma dimensão diferente que você precisa entender: é preciso entender o usuário, a que horas ele se conecta na web, com qual dispositivo, durante a realização de quais atividades, para saber quais os objetivos e como medir resultados.
Também pode acontecer que ninguém na empresa tenha o tempo suficiente para gerir uma campanha em plataformas de mídia social. Por isso, é necessário admitir que ninguém tem que saber de tudo, e que às vezes é melhor contar com a ajuda de um especialista.
As dicas a seguir podem ser úteis para aqueles que estão prestes a se aventurar com o negócio na Internet.
Eu posso fazer o processo de publicidade na web sozinho?
Se você quiser começar a anunciar sua própria empresa sem ajuda, não há problema nenhum. É possível anunciar diretamente com empresas como o Google ou as de redes sociais, mas é necessário ter o tempo e esforço necessários. Fazer uma campanha publicitária e não ter pessoal ou tempo para medir os resultados, verificar se o investimento está no lugar certo, e atender corretamente os potenciais clientes que contatam a partir da web, é um desperdício de tempo e dinheiro. Você provavelmente tem que tentar várias vezes para encontrar como anunciar corretamente. Mas se você quer enfrentar esse desafio, há ferramentas disponíveis para ajudá-lo. Executar uma campanha é como cuidar de um jardim: precisa de irrigação, luz e cuidados diários. Há duas opções para isso: dedicar você mesmo o tempo necessário, ou contratar um jardineiro (no caso, um especialista).
Que tipo de agência preciso?
Como em qualquer área, há agências de marketing online com uma abordagem mais geral e outras especializadas em campanhas mais específicas. Não há uma melhor do que outras, mas a escolha depende de vários fatores, por exemplo, que tipo de publicidade já decidiu que quer fazer. Se optarmos por fazer anúncios no Adwords ou qualquer rede social como o Facebook ou o Twitter, o ideal é procurar uma agência especializada. Mas se você quiser alguém para pensar sobre o melhor tipo de publicidade para o negócio, pode ser melhor contratar uma com perfil mais geral.
Como escolher uma agência de marketing?
Uma vez que você decidiu que tipo de agência, é hora de escolher uma entre todas as opções disponíveis. Para fazer isso é necessário ter em conta vários fatores, como o histórico (tendo em conta, por exemplo, a experiência no mesmo campo), histórias de sucesso, ou custo. É sempre aconselhável também buscar recomendações e, quando possível, garantir os recursos da agência, por exemplo, pedindo algum tipo de certificado. Por exemplo, o Google emite certificados indicando que a empresa é certificada em gestão de campanhas Adwords.
Onde encontrá-la?
Existem basicamente duas maneiras: recomendações diretas de amigos e colegas que usaram o serviço antes, ou buscar online. Neste caso, é bom verificar diversas fontes e opiniões, e é muito boa ideia verificar campanhas que a agência já fez com seus clientes anteriores. No site do Google Partners, as PMEs podem encontrar fácil e rapidamente agências recomendadas pelo Google com base em diferentes critérios.
Como pagar?
Há duas principais formas de pagamento. Uma delas é com uma porcentagem do total de gastos com publicidade, geralmente entre 10 e 20%, com um mínimo mensal. O outro modelo é uma taxa mensal fixa, com grande variação de orçamentos de acordo com o tipo e a quantidade de ações a serem feitas.
Como trabalhar com a agência?
É melhor não delegar toda a comunicação e não deixar de participar do processo. É preciso se envolver, para fazer um trabalho em conjunto com a agência. Desse modo, eles entendem as necessidades e objetivos da empresa e realizam um trabalho eficaz e de qualidade. É importante rever todos os detalhes para garantir que os objetivos da campanha estão em linha com as necessidades do negócio e que a mensagem passada esteja de acordo com o espírito da empresa.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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