Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Palestra orienta pequeno negócio a vender para o governo

23/07/2012

João Pessoa - Cerca de 1,5 mil licitações públicas por ano são abertas em prefeituras, governos estadual e federal na região de Campina Grande (PB), segundo o especialista em nova política nacional de compras governamentais, Elton John da Costa. Nesta segunda-feira (23), ele estará no município para dar continuidade ao Ciclo de Palestras Fomenta, que difunde o tema Compras governamentais – uma nova oportunidade de negócios para MPE.

A palestra de Elton Costa ensinará aos empresários como concorrer nas aquisições de até R$ 80 mil, conforme consta na Lei Geral da Micro e Pequenas Empresa (MPE). Ele explica que cada concorrente pode lucrar até 35% desse valor. As cidades de Guarabira, no Brejo, e Araruna, no Curimataú, já promoveram o Ciclo de Palestra.

De 24 a 27 de julho, Patos, Pombal e Sousa, no Sertão da Paraíba, e Monteiro, no Cariri, receberão a palestra O que preciso fazer para participar de uma licitação?. Elton orientará as MPE da Paraíba que desejam vender ou ampliar suas vendas para o governo, através dos seus órgãos representativos, fundações e autarquias.

“Também existem as licitações de grandes empresas privadas, como Coteminas, São Paulo Alpargatas, TESS, entre outras”, afirma Elton Costa. Ele acredita que os ganhos em uma licitação são relativos. “Como a maioria das licitações está sendo realizada na forma de pregão, vence a empresa que oferece menor preço. No entanto, em geral, o lucro nessas licitações varia de 20% a 35%. Mas, existem outros segmentos que podem deixar uma margem menor ou maior”.

Para Germana Espínola Brito, da Unidade de Atendimento Individual (UAI) do Sebrae em João Pessoa, o objetivo do Ciclo é levar ao conhecimento do empresário um novo mercado. A norma também garante preferência pelas MPE em caso de empate com outra empresa de maior porte. “Comprar localmente é estratégico porque os recursos circulam na região. Gera mais emprego e mais renda”, lembra.

Em novembro haverá o primeiro Fomenta na Paraíba, resultado da parceria entre o governo federal, através da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento e o Sebrae. Tem como objetivo criar condições para ampliar a participação das MPE nas compras públicas. “O evento divulga e esclarece sobre procedimentos e exigências dos compradores públicos e seus processos de aquisição de bens e serviços”, enfatiza Germana.

Na programação do Fomenta, haverá painéis de oportunidades, rodada de negócios, além de oficinas de capacitação e seminários temáticos, com palestras de especialistas sobre a nova política nacional de compras do estado.

Fonte: Sebrae


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia