Não parece muito apetitoso, mas uma startup de Barcelona, na Espanha, está desenvolvendo uma impressora 3D que materializa comida. A Natural Machines é capaz de produzir chocolates, massas e pães.
A ideia da empresa é que os aficionados por comida e tecnologia preparem a máquina antes de sair para o trabalho e tenham o alimento pronto assim que chegarem em casa. “Eu gosto de cozinhar em casa, mas eu não tenho tempo para enrolar a massa do macarrão ou do pão”, disse ao “The Wall Street Journal” Lynette Kucsma, ex-funcionária da Microsoft que se juntou ao time da startup.
A Natural Machines pode usar até seis cápsulas, permitindo a impressão de comidas mais complexas. O equipamento tem ainda um aquecedor interno, para manter o alimento quente durante o processo de impressão.
Como disse o executivo-chefe da startup, Emilio Sepulveda, a impressora deve chegar ao mercado custando cerca de mil euros (R$ 3 mil). Para ele, o principal usuário do produto será a pessoa que cozinha em casa, mas o equipamento também poderá ser útil a restaurantes, segundo o empreendedor, para produzir alguns itens do cardápio.
A startup, fundada há um ano e meio, foi financiada por seus quatro fundadores e tem cinco funcionários.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |