O Sebrae e a Junior Achievement firmam parceria nesta terça-feira (6) que levará em 2013, 2014 e 2015 os programas Miniempresa e Economia Pessoal a 60 mil estudantes nos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. O convênio será assinado na sede do Sebrae Nacional, em Brasília.
Participam da cerimônia o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, os diretores Carlos Alberto dos Santos e José Cláudio dos Santos, o presidente do Conselho Consultivo da Junior Achievement Brasil, Jorge Gerdau Johannpeter, e a superintendente nacional da entidade, Wilma Resende Araujo Santos.
O Sebrae já ensinou empreendedorismo a quase duas milhões de pessoas, de crianças de apenas seis anos até empresários com negócios consolidados. Para isso, além de desenvolver metodologias próprias, como a que está sendo empregada atualmente no Pronatec Empreendedor, a instituição soma forças com parceiros que também têm a expertise de desenvolver competências empreendedoras em quem pretende abrir um negócio ou mesmo traçar uma carreira bem-sucedida em uma empresa.
A Junior Achievement possui uma ampla experiência em promover a integração entre a classe empresarial e a comunidade escolar, estimulando nas empresas a responsabilidade social, nos empresários, o voluntariado, e nos jovens o espírito empreendedor. O ensino prático sobre negócios e economia é respaldado por uma metodologia universal e de eficácia comprovada.
Os voluntários trabalharão com os estudantes temas atuais que mostram o mundo competitivo dos negócios, seus benefícios e complexidades. É a maneira de contribuir para o desenvolvimento dos jovens e torná-los mais preparados para o mercado de trabalho. A sinergia entre a Junior Achievement e o Sebrae resultará no fortalecimento dos valores da ética, liderança, responsabilidade, cidadania e profissionalização.
Ao final de cada ano, será realizada uma edição do Prêmio Miniempresa, competição nacional que envolve jovens de todo o país e seleciona o melhor empreendimento estudantil do Brasil. Durante o evento, os alunos vão expor e comercializar seus produtos em uma feira, na sede do Sebrae, em Brasília. Serão avaliados por jurados do meio empresarial, por diretores da instituição e por voluntários da Junior Achievement.
"O mercado de trabalho precisa de profissionais empreendedores, autônomos, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, tenham capacidade de aprender com situações novas e complexas, que enfrentam novos desafios e promovem transformações", afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Por isso é importante que a educação empreendedora seja parte integrante da formação dos futuros profissionais brasileiros, pois assim, desde cedo, o empreendedorismo é desenvolvido e lapidado”, conclui.
“Participar do movimento Junior Achievement é uma atividade muito especial para qualquer cidadão ou organização que valorize uma educação empreendedora e a igualdade de oportunidades para crianças e jovens. Com uma trajetória que já mobilizou milhões de pessoas em todo o mundo e no Brasil, o movimento se dedica a formar uma nova geração de empreendedores, com foco em uma atitude comprometida com o desenvolvimento sustentável da sociedade”, afirma o presidente do Conselho Consultivo da Junior Achievement Brasil, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter.
Programa Miniempresa
Aplicado a jovens do segundo ano do Ensino Médio, o programa ensina o funcionamento de um processo produtivo, de livre iniciativa e de comercialização. Por meio da criação de uma empresa estudantil e acompanhados durante 15 semanas por profissionais das áreas de marketing, RH, finanças e produção, os estudantes conhecem os fundamentos da economia de mercado e da gestão empresarial. De forma prática, os jovens aprendem que é possível administrar suas próprias finanças e seu orçamento pessoal e familiar. Tópicos como fluxo de caixa e lei da oferta e demanda são abordados em dinâmicas, deixando claro o papel das empresas na economia.
Programa Economia Pessoal
O Programa Economia Pessoal instiga alunos do oitavo ano, durante dez semanas, a entender seus interesses e habilidades pessoais, explorar opções de carreira e descobrir o valor da educação para seu futuro profissional. Por meio de ferramentas de desenvolvimento, como Planilhas de Orçamento, Cartão de Situação Financeira, Cartão do Acaso e o Baralho do Trabalho, os estudantes, sempre orientados por profissionais com experiência na área de negócios, aprendem a planejar suas escolhas profissionais, a gerenciar imprevistos financeiros, a adotar as melhores alternativas de crédito e de investimento e a organizar suas receitas, despesas e economias em um orçamento. Esse aprendizado fortalece o espírito empreendedor do jovem.
Prêmio Miniempresa
É uma competição nacional entre as Miniempresas de todo o país, promovida pela Junior Achievement em parceria com o Sebrae Nacional. O objetivo é incentivar nos jovens que estão participando do programa Miniempresa o desenvolvimento de conceitos da qualidade do produto, inovação, tecnologia e sustentabilidade na gestão de negócios, fortalecendo o espírito empreendedor dos estudantes do Ensino Médio.
Sobre a Junior Achievement
A Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos em 1919, com o objetivo de levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da associação estende-se a mais de 120 países. No Brasil, a Junior Achievement atua nos 27 estados por meio da parceria com a iniciativa privada e com entidades nacionais. Os projetos da associação já beneficiaram mais de 3 milhões de crianças e jovens brasileiros.
Sobre o Sebrae Nacional
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma entidade privada sem fins lucrativos criada em 1972. Tem por missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional. Educação empreendedora é um dos pilares de atuação do Sebrae, que já capacitou cerca de 2 milhões de pessoas de todas as idades.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |