Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Paulista de 24 anos já criou 2 redes de franquias

16/05/2014

O paulista Bruno Queiroz foi pioneiro no Brasil ao começar a vender cupcakes. Depois, na contramão da constante "gourmetização" dos negócios, abriu uma empresa especializada em bolos caseiros. Atualmente, comanda as duas redes e ainda ajuda na expansão de outras franquias. Se a trajetória de sucesso de Queiroz é significativa por si só, a idade e o capital inicial do empreendedor fazem sua proeza ser ainda mais impressionante. Bruno Queiroz começou sua primeira com R$ 20 mil no bolso. E, aos 24 anos, vende 100 mil produtos por mês.

A trajetória profissional de Queiroz começou aos 17 anos, quando seu pai se aposentou. "Ele disse que a gente tinha que começar a trabalhar logo", diz. Atuou por alguns anos na iniciativa privada, já estudando o mercado e pensando em empreender. Em 2009, com R$ 20 mil no bolso, apostou nos bolinhos ingleses com coberturas coloridas e abriu, em São Paulo, a primeira unidade da The Original Cupcake.

O negócio não engrenou a princípio. Mas em vez de desistir, Queiroz abriu outra unidade, em um shopping na Avenida Paulista. "Com a abertura da segunda operação, a empresa estourou. Hoje, são 30 unidades da The Original Cupcake", afirma o empreendedor. As unidades da The Original Cupcake são quiosques. Para se tornar um franqueado, os interessados desembolsam R$ 50 mil. A rede não cobra taxa de franquia nem de publicidade.

No entanto, Queiroz diz que o mercado de cupcakes "chegou a um limite". Por isso, formatou outra franquia, voltada para a venda de bolos caseiros. No ano passado, ele lançou a The Original Cake. "Em vez de apostar na sofisticação, resolvemos vender um produto prático e acessível e com valor agregado baixo. Podemos atingir qualquer classe social, porque ninguém precisa fazer contas para comprar o nosso bolo", diz ele.

A primeira loja da The Original Cake começou a funcionar em outubro de 2013. Atualmente, três unidades foram abertas. O plano de Queiroz é de chegar a 30 operações até o fim deste ano.

A The Original Cake tem dois formatos de loja: o primeiro, mais completo, conta com um espaço para os clientes consumirem os bolos. Este modelo tem um cardápio mais variado de bebidas e vende sorvetes da Diletto. O outro, chamado de "express", até tem um espaço para os clientes, mas menor, oferece menos bebidas e não tem sorvete. Os dois modelos de negócio têm custos parecidos – é o tamanho do imóvel que motiva a escolha por um ou outro formato, segundo Queiroz.

Além de um empreendedor de bolos – de acordo com Queiroz, suas lojas vendem 100 mil deles todos os meses – o jovem ajuda outras franquias a crescer. Para isso, ele criou a NQZ Multi, holding controladora das franquias alimentícias e responsável pelo plano de expansão da Q Reparo Express, rede que faz reparos em pinturas automotivas e vai até a casa das clientes. "Com a NQZ, queremos ajudar franquias com projetos inovadores a crescer", diz Queiroz.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Paulista de 24 anos já criou 2 redes de franquias
Bruno Queiroz, fundador da The Original Cupcake e da The Original Cake (Foto: Divulgação)



Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia