Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Pequenas e médias empresas perdem espaço na indústria da construção

22/06/2011

A participação das pequenas e médias empresas no mercado da construção, que era de 59,5% da receita em 2008, foi reduzida para 54,7% em 2009, segundo a Pesquisa Anual da Indústria da Construção, divulgada hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 


O espaço foi tomado pelas empresas com mais de 500 funcionários, que, segundo o relatório, saem em vantagem por terem maior escala de produção a mais acesso a financiamentos. A participação deste nicho subiu de 40,6% para 45,3% de um ano para o outro, chegando a uma receita bruta de R$ 92,3 bilhões.


As pequenas empresas – aquelas com até 99 funcionários – colaboraram com 31,3%. Um ano antes, possuíam 33,7% de participação. Já as empresas médias, entre 100 e 499 funcionários, viram a participação cair de 25,8% para 23,4% em 2009.


A receita total alcançada na indústria da construção, que considera as cadeias envolvidas na construção de edifícios, infraestrutura e serviços especializados, somou R$ 203,7 bilhões em 2009, alta de 22,2% sobre 2008.


O IBGE destacou ainda a forte participação do setor público: 44,1% do total de obras contratas foi para órgãos estatais. O percentual é ligeiramente maior que em 2008, quando o setor respondeu por 43,2% das encomendas.


 


Fonte:PEGN


 


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia