Porto Alegre - Micro e pequenas empresas (MPE) gaúchas estão tendo a chance de observar de perto a realidade de um concorrente de peso: os chineses. Vinte MPE do estado estão presentes na Canton Fair, em Guangzhou, na China, como parte da missão organizada pelo Sebrae no Rio Grande do Sul. Elas foram selecionadas por meio de chamada pública voltada aos pequenos negócios interessados em participar de missões empresariais e feiras internacionais ao longo de 2012.
Integrante da missão, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae no estado, Marcelo Ribas, ressalta que “a presença no evento possibilita a aproximação das MPE com as tendências do mercado internacional, assim como abre a oportunidade da formação de parcerias para complementação de produtos e serviços”.
Dezenove das 20 empresas gaúchas apoiadas pelo Sebrae no Rio Grande do Sul estão realizando visita técnica durante a primeira fase da feira, que começa nesta segunda (15) e segue até sexta-feira (19). Nesses cinco dias, a Canton conta com expositores de diversos segmentos, como eletrônicos e eletroeletrônicos; computadores; iluminação; refrigeração e aquecimento; materiais de construção; produtos químicos; máquinas e equipamentos; autopeças e decoração. Uma MPE, a Colméia Containers, de Esteio, participa como expositora, no estande da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex Brasil).
Para Marcelo Ribas, “as empresas brasileiras não estão restritas a vender seus produtos e serviços apenas ao mercado chinês, mas também aos 200 países que visitam a feira. As micro e pequenas empresas respondem de forma rápida às necessidades de inovação, devido a sua flexibilidade e adaptação a produtos e serviços com agregação de valor. É por meio de diferenciais competitivos que os pequenos negócios podem se manter competitivos em vários setores”.
Clarice Mosele, gestora de Projetos da Apex Brasil ,explica que a participação na Canton Fair “reforça a boa imagem do Brasil. Nosso estande, em 2011, recebeu um ótimo volume de visitas de empresas da África e da Ásia”.
Julio Delfino, diretor comercial da Colméia Containers, uma das empresas apoiadas pelo Sebrae no estado, ressalta que “a participação na feira como expositor é muito importante, pois é uma grande vitrine para o mercado internacional”. Para ele, “a diferenciação e agregação de valor nos produtos torna as empresas brasileiras mais competitivas no cenário mundial a cada dia que passa”.
Canton Fair
Realizada desde 1957, a Canton Fair ocorre duas vezes por ano – uma entre abril e maio e outra em outubro. Sua última edição atraiu cerca de 25 mil expositores chineses e compradores vindos de mais de 200 países, além de 150 mil visitantes.
A feira é dividida em três fases e conta com três pavilhões. Nesta 112ª edição, o volume de negócios esperado é da ordem de US$ 37 bilhões.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |