Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Pequenos negócios têm à frente o desafio da sustentabilidade

28/06/2012

Brasília - O desafio agora é trazer a estratégia do desenvolvimento sustentável para o cotidiano das empresas de pequeno porte. A afirmação foi feita pelo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, ao fazer um balanço da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que reuniu delegações de 193 países no Rio de Janeiro, neste mês.

“O empreendedorismo sustentável foi um forte diferencial na Rio+20. Ficou evidente que é possível ser pequeno, sustentável e, por isso, mais competitivo”, diz o diretor do Sebrae. A realização da Rio+20 propiciou um outro patamar de interlocução e entendimento acerca dos desafios colocados para a sociedade contemporânea nas próximas décadas.

O acirrado debate sobre o documento final, conforme o diretor do Sebrae, não diminui a relevância dos aspectos positivos da Conferência: a Rio+20 não foi uma apenas uma reprise da ECO 92 duas décadas após. A ampliação do conceito de desenvolvimento sustentável para as dimensões econômica e social reforçou a percepção da importância da agenda ambientalista, ao contrário do receio de muitos. “Hoje, a agenda da sustentabilidade é de toda a sociedade e não apenas dos ambientalistas”, destaca Carlos Alberto.

A transformação da natureza pelo homem (esfera da produção) é base material da vida em sociedade (esfera da reprodução) e não pode mais ser dissociada dos limites ecossistêmicos do planeta, explica o diretor-técnico. “No centro da agenda, temos produção e consumo em bases sustentáveis, em escala planetária”, assinala.

A emergência de novos atores no debate deriva diretamente da amplitude dessa agenda, observa o diretor do Sebrae, ao destacar a participação dos pequenos negócios como um dos protagonistas das transformações rumo ao desenvolvimento sustentável. “Os pequenos negócios são parte do problema e da solução”, argumenta Carlos Alberto, ao lembrar que esse segmento é maioria em quantidade de empresas (99%) e de empregos formais (53%) no Brasil.

Fonte: Sebrae


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia