A empreendedora Rosinéia Nunes, de 27 anos, mora em Paraju, distrito de Domingos Martins, e atualmente é uma empresária de sucesso. Há 12 anos ela começou vendendo roupas de casa em casa e hoje possui uma loja espaçosa em Paraju.
Rosinéia chegou a cursar Pedagogia e técnico em Agronegócio, porém sua vocação sempre foi vender roupas. No início, ela fazia as vendas em casa e levava os produtos até suas clientes, mas começou a ver desvantagens neste processo. “Quando eu ia apresentar as roupas, elas estavam amassadas. Além disso, o trabalho é muito maior, pois é preciso levar todos os produtos”, explicou.
Mesmo com as dificuldades, Rosinéia persistiu em suas vendas até que conseguiu adquirir um ponto de comércio onde abriu sua loja de roupas, a Rosy Modas. Com a ajuda do Sebrae, a clientela e o faturamento tem aumentado.
Ela participou do Comércio Total e durante uma semana recebeu orientações sobre diversos temas voltados para a gestão do comércio, além de consultorias gratuitas. “Escolhi a consultoria de Visual de Loja e com as orientações fiz várias mudanças no estabelecimento. Eu tinha vários manequins espalhados e o consultor me fez ver o quanto isso era negativo, chegando até a assustar os clientes”, afirmou Rosinéia.
Após as melhorias orientadas por um consultor do Sebrae, a empresária percebeu o aumento da clientela e, consequentemente, o aumento no seu faturamento. “Organizei minha vitrine e a forma de expor os produtos. As pessoas elogiaram muito e passaram a frequentar e indicar minha loja. Não tinha ideia de que pequenos ajustes poderiam fazer tanta diferença”, garantiu.
Em fevereiro deste ano Rosinéia recebeu a visita do projeto Sebrae Total, que visa levar atendimento a todos os estabelecimentos localizados em regiões mais afastadas dos centros urbanos e mais uma vez foi beneficiada com as orientações recebidas.
“Novamente o Sebrae foi fundamental para meu negócio. Abriu-me os olhos para detalhes que no dia a dia eu não enxergava. Desta vez recebi ajuda principalmente na questão financeira. A consultora me ajudou a estruturar meu controle de estoque, deixou um modelo de planilha de entrada e saída e agora vou instalar um programa para sistematizar tudo”, explica a empresária.
Atualmente Rosinéia Nunes cursa técnico em Administração e pretende fazer outras melhorias na loja. “Quero mudar a cor do piso, para dar um aspecto de limpeza. Também vou rebaixar o teto e mudar a cor, assim como os móveis. Vou valorizar ainda mais minha loja. O Sebrae me ajudou a ver muitas coisas em que posso melhorar e, aos poucos, vou fazendo as mudanças. É um grande parceiro, que quer nos ver crescer”, afirma.
Fonte: Sebrae
Voltar | Índice de Empreendedorismo |