Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Pesquisa orienta empresários sobre perfil do consumidor

16/03/2012

Porto Alegre – Para ajudar empresários a monitorar as tendências de consumo do mercado, o Sebrae no Rio Grande do Sul, por meio do projeto Desenvolver o Setorial de Comércio da Região Sul, solicitou ao Instituto de Pesquisa e Opinião (IPO) um diagnóstico das características e comportamento do consumidor da cidade de Canguçu. Nesta quinta-feira (15), os proprietários de estabelecimentos comerciais do município, considerado uma das principais economias da região, vão conhecer os resultados do estudo.

A pesquisa de opinião foi realizada em dezembro de 2011 com 350 consumidores. "O diagnóstico trará informações para que o empresário faça seu planejamento estratégico e aumente as chances de acerto em suas decisões. As empresas precisam de ferramentas como essa para acompanhar o mercado e se adaptar às mudanças", diz o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado, Vitor Augusto Koch.

O diagnóstico mostrará ainda a visão do cliente sobre responsabilidade social, meio ambiente e qualidade de vida. "É necessário que o empreendedor de produção de bens e serviços se mantenha em constante vigilância e comece a pensar em suas responsabilidades sociais como empresário", acrescenta Koch.

O foco do projeto Desenvolver o Setorial de Comércio da Região Sul são lojas do segmento da moda de Pelotas e estabelecimentos de comércio localizados no aglomerado comercial de Canguçu. "O objetivo é promover a gestão empresarial, de forma a capacitar as micro e pequenas empresas (MPE) para as novas oportunidades de mercado que estão surgindo na região Sul", explica a gestora do projeto do Sebrae no estado, Marcia Pedrotti Porto.

Entre as 200 horas de atividades previstas para as MPE, estão capacitações gerenciais, consultorias individuais e personalizadas, workshops, palestras, rodadas de negócios, missões empresariais, visitas técnicas orientadas e exposição em feiras. "Ao aderir ao projeto, a empresa participa de todas as atividades e recebe apoio nas consultorias individuais e específicas em até 80%", ressalta Marcia Pedrotti. O projeto tem duração até 2013.

Fonte: Sebrae


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia