Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Pesquisador analisa a prática do empreendedorismo na universidade

30/04/2013

A integração das atividades de inovação e empreendedorismo ao currículo universitário é o tema do economista Paulo Lemos no livro que será lançado nesta terça-feira (30), em Campinas (SP). Em Universidades e Ecossistemas de Empreendedorismo: A Gestão Orientada por Ecossistemas e o Empreendedorismo da Unicamp (Editora Unicamp, R$ 30), o pesquisador apresenta um estudo sobre as empresas que participam da rede Unicamp Ventures e oferece exemplos de universidades estrangeiras que conseguem conciliar a esfera educacional com a empreendedora. O lançamento será às 18 horas, no Empório do Nono, na rua Albino J. B. de Oliveira, 1.128, em Campinas.

Em entrevista a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Lemos falou sobre alguns dos assuntos abordados no livro.

Qual é a melhor forma de praticar o empreendedorismo na universidade?
Para inovar no empreendedorismo, é preciso interagir com um ecossistema. A Unicamp faz isso: tem um ecossistema evoluído e interage por meio de várias atividades. O empreendedorismo inserido numa universidade influencia o desenvolvimento de tecnologia e assim tem mais impacto na sociedade. No meu livro cito o Massachussetts Institute of Technology (MIT), Stanford, Universidade de Utah e Cambridge. Todos os exemplos são de universidades que têm alto nível de produção em ciência e tecnologia e ao mesmo tempo são empreendedoras. A Universidade de Utah tem um sistema tão eficiente e bem planejado de gestão de inovação e empreendedorismo, que consegue gerar a mesma quantidade de startups que o MIT. O sistema de gerenciamento é muito bem feito e consegue criar conexão com investidores e centros de empreendedorismo.

O que falta nas universidades do Brasil?
Falta um modelo de gestão mais apropriado, com um número maior de gestores e pessoas capacitadas para realizá-lo.

Quais foram as dificuldades e o que tem dado certo na experiência da Unicamp?
A Unicamp Ventures é uma rede de ex-alunos que são empresários e têm negócios muito bem-sucedidos. Esse é o ponto mais importante. Universidades de fora também fazem isso. Os empreendedores se encontram, participam de palestras, atuam como mentores de startups e até criaram um fundo de investimento. Sobre as dificuldades do processo, precisamos de mais educação em empreendedorismo e mais profissionais formados para atender essa demanda.

Como fazer com que a inovação na universidade possa ser exercida além da pesquisa curricular?
Uma mentalidade diferente se forma quando há mais cursos de inovação e empreendedorismo capazes de influenciar os universitários. As melhores universidades do mundo fazem empreendedorismo. Uma coisa não atrapalha a outra. A mentalidade vem mudando muito, mas ainda não no nível de criar uma cultura de empreendedorismo e inovação no meio acadêmico. De qualquer forma, é uma tendência global e dá resultados. Um ex-aluno que é um empresário bem-sucedido certamente estimula quem ainda está na faculdade.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Pesquisador analisa a prática do empreendedorismo na universidade


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia