Cursos, palestras, programas e workshops farão parte da rotina de micro e pequenas empresas interessadas em fornecer para a cadeia de petróleo e gás nos próximos meses. Isso porque o Sebrae-SP lançou, no dia 29 de novembro, um programa específico para inserir as MPEs paulistas como fornecedoras do segmento. A novidade foi apresentada durante a divulgação dos resultados do “Mapeamento da Demanda e Oferta de Bens e Serviços da Cadeia de Petróleo e Gás na Baixada Santista”, estudo realizado pela entidade com apoio da Petrobras. O evento aconteceu no Mendes Plaza Hotel, em Santos, e reuniu 350 empresários e lideranças da região.
O Programa da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia vai intensificar ainda mais as ações que o Sebrae-SP já vem empreendendo no setor. Temas como processos licitatórios, compras governamentais, gestão de qualidade, inovação, marketing, tecnologia e análise financeira serão abordados em encontros com representantes de MPEs. “O estudo mostra que ação do Sebrae-SP vem trazendo resultados para quem quer fornecer para o segmento. As empresas que utilizaram os serviços da entidade atingiram um crescimento anual de 16,3%, enquanto aquelas que não utilizaram registraram evolução de 12,7%”, afirmou o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
O Sebrae-SP, por meio do Escritório Regional da Baixada Santista, já vem desenvolvendo ações com objetivo de inserir as MPEs da região na lista de fornecimento dos grandes players responsáveis pelos investimentos na cadeia do petróleo, gás e energia. Nos últimos cinco anos foram realizadas, na Feira Santos Offshore, rodadas de negócios em parceria com a Petrobras e o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), que reuniram cerca de 30 empresas âncoras e 310 MPEs potenciais fornecedoras, com uma expectativa de geração de negócios da ordem de R$ 93 milhões.
“As ações iniciais demonstraram que existe uma forte demanda da cadeia em comprar localmente e que muitos destes bens e serviços podem ser encontrados em pequenos negócios que cercam as grandes empresas do setor, mas a maioria das MPEs ainda não está preparada para atender às rígidas exigências de contratações do setor”, explica Paulo Sérgio Franzosi, gerente do Sebrae-SP na Baixada Santista. Além disso, foram também realizados dois workshops com o tema “Como as MPEs podem fornecer para as grandes empresas da cadeia de petróleo e gás”.
Palestras, cursos e ações previstos dentro do Programa da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia:
Tema: Gestão empresarial
Palestra: Estratégias para pequenas empresas participarem da cadeia de petróleo e gás
Palestra: Ferramentas de qualidade fundamentais para a cadeia de petróleo e gás
Curso: Sebrae Mais - estratégias empresariais
Curso: Controles financeiros + consultoria
Curso: Análise financeira + consultoria
Curso: Como vender mais e melhor
Encontros empresariais: Liderança, Marketing pessoal, Retenção de talentos, Design
Tema: Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Programa: Gestão da Qualidade
Programa: Alavancagem Tecnológica
Programa: Gestão da Inovação
Consultoria tecnológica: Sebraetec
Tema: Comportamento empreendedor
Curso: Empretec
Tema: Responsabilidade Social
Curso: Responsabilidade social
Tema: Processos licitatórios
Palestra: Licitação e MPE
Consultoria coletiva : Nota Fiscal Eletrônica
Curso: Compras governamentais
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |