Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Planejamento capacita micro e pequenas para exportações

05/12/2011

Curitiba - Os empresários de micro e pequenas empresas que visam conquistar clientes fora do Brasil precisam investir em preparação e, principalmente, planejamento para fechar parcerias comerciais no exterior. A afirmação é do gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, Paulo Alvim, que esteve em Curitiba, no 3º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul (Encomex Mercosul), que terminou nesta sexta-feira (02).

“Exportar exige preparação diferente e robusta para cada país. O processo de câmbio e moeda ainda é complexo para as micro e pequenas empresas (MPE)”, orientou Alvim. “O que percebemos é que há um grande espaço para ampliar a participação de micro e pequenas empresas no mercado exterior”, disse. Alvim afirmou que a empresa que está inserida no mercado internacional é mais competitiva.

Paulo Alvim também acompanhou a Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento Econômico (Consedic), realizada durante o evento na capital paranaense. O conselho é composto pelos secretários da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico dos estados e do Distrito Federal.

Na reunião, a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, falou sobre o processo de elaboração do Plano Nacional da Cultura Exportadora. A iniciativa da pasta, em parceria com os governos estaduais, vai apontar as oportunidades de exportação em cada estado. O projeto, lançado em abril, contou com a participação de 15 instituições, entre elas o Sebrae.

O material foi dividido em 14 mapas estratégicos e nove planos de ação, desenvolvidos de acordo com as particularidades dos 23 estados participantes. "O Paraná reúne um número considerável de empresas com potencial exportador e um ambiente institucional favorável às exportações", analisou o gerente do Sebrae.

Na avaliação de Alvim, o estado tem duas vantagens competitivas em um cenário exportador. “Tem uma posição privilegiada em relação ao Mercosul e um centro de referência de cooperação internacional”, citou. Ele se referia ao o Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para a Integração Transfronteiriça de Micro e Pequenas Empresas do Mercosul e América Latina (CDT-AL), do Sebrae CDT-AL, com sede em Foz do Iguaçu (PR). O órgão atua na transferência de tecnologias em favor das micro e pequenas empresas do Mercosul e América Latina.

Fonte: Sebrae


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia