São Paulo – Gestores de cinco municípios reconhecidos pelo Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor apresentaram suas experiências de apoio aos pequenos negócios na tarde desta quinta-feira (24), no 4º Fomenta Nacional. Eles falaram do trabalho à frente das administrações municipais durante o Seminário Internacional de Compras Públicas, no Painel do Prefeito Empreendedor.
Helder Salomão, prefeito de Cariacica, no Espírito Santo, afirmou que o investimento em políticas públicas mudou o cenário do município. Ele contou que sua administração privilegiou o planejamento estratégico com foco nas micro e pequenas empresas e no desenvolvimento econômico.
Entre as iniciativas mais importantes, o prefeito da cidade capixaba citou a desburocratização, que possibilitou o aumento de 30% no número de empreendimentos formais. Ele defendeu a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e disse que é preciso combater o tabu de que esta legislação provoca queda de receita. “O valor dos impostos diminui, mas a base de contribuintes aumenta”, observou.
Celso Benazeski, prefeito de Colider, no extremo norte do Mato Grosso, falou da política implementada no município para possibilitar o acesso das micro e pequenas empresas (MPE) às compras públicas. Em 2010, 88,93% dos produtos e serviços adquiridos pela cidade vieram deste segmento. A prefeitura também comprou 1,29% de empreendedores individuais (EI). “O apoio às MPE e aos EI aproxima crescimento econômico de desenvolvimento social, e o Sebrae está nesta vanguarda”, afirmou.
Também expuseram suas ações no sentido de incentivar as compras governamentais junto a pequenos negócios os prefeitos Marcelo Hercolin, de Santa Adélia (SP), Renilde Bulhões, de Santana do Ipanema (AL), e Maria do Carmo Lara, de Betim (MG).
A gestora do Prêmio Prefeito Empreendedor e de Compras Públicas do Sebrae, Denise Donati, ressaltou o caráter prático da iniciativa. “Reconhecemos projetos com resultados comprovados e mensuráveis”, explicou. A divulgação dos vencedores da edição 2011 do prêmio será feita no ano que vem, durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |