Mais de 1,2 mil projetos estão inscritos na 7ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que visa incentivar o desenvolvimento municipal com base no apoio aos micro e pequenos negócios. As inscrições ainda estão abertas no Distrito Federal e em 20 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
O Prefeito Empreendedor é dividido em duas etapas: estadual e nacional. Os vencedores estaduais concorrem à premiação nacional. Ao todo, serão 12 premiados: cinco regionais, um por cada região do país; e sete destaques temáticos. Nessa categoria estão incluídos os destaques por Promoção do Desenvolvimento Rural, com foco no estímulo à utilização de novas tecnologias e acesso ao crédito; e por Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável, que visa a transparência da gestão pública com reflexos positivos para os pequenos negócios.
Os outros cinco destaques temáticos tratam do incentivo aos micro e pequenos empreendimentos por meio do acesso às compras governamentais, formalização e apoio ao desenvolvimento do Empreendedor Individual, implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, crédito e capitalização, e ações voltadas para esse segmento, desenvolvidas especificamente em médios e grandes municípios.
A premiação nacional está prevista para maio de 2012. Os vencedores receberão certificado, troféu e uma viagem técnica internacional para conhecer experiências de sucesso no apoio aos pequenos negócios.
Seis estados já promoveram premiações: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. “O retorno que temos dos estados é de que aumentou a qualidade dos projetos, o que nos leva a crer que também há eficácia maior nessas ações de incentivo”, avalia a coordenadora nacional do prêmio, Denise Donati.
Inscrições e mais informações podem ser obtidas no endereço: www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br .
Fonte: Pequenas empresas Grandes negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |