O número de mulheres empreendedoras que relataram suas histórias profissionais de sucesso e se inscreveram na 8ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios chegou a 3.629. Esse é o melhor resultado desde 2004, quando teve início a premiação realizada pelo Sebrae, pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), pela Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW Brasil) e pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Entre os dez Estados no ranking com maior número de inscrições, São Paulo ocupa a primeira posição, com 517 empresárias concorrendo ao prêmio. Em seguida está a Bahia (372), Rio Grande do Sul (371), Rio de Janeiro (348), Paraná (283), Pernambuco (191), Goiás (181), Maranhão (167), Mato Grosso (139) e Ceará (133).
Já em comparação com 2010, Goiás foi o Estado que registrou o maior aumento na quantidade de inscritas: 129%. Na sequência estão Pernambuco, que teve um crescimento de 105%; Bahia, com 83%; Rio Grande do Sul, com 70%, e Minas Gerais, com 58%.
Voltado a empreendedoras brasileiras cujos negócios têm faturamento anual de até R$ 2,4 milhões, o reconhecimento tem como objetivo identificar, selecionar e premiar os relatos de vida de empresárias que transformaram seus sonhos em realidade e são exemplos para outras mulheres que também anseiam ter sucesso profissional.
As candidatas concorrem em duas categorias: Pequenos Negócios, para proprietárias de micro e pequenas empresas; e Negócios Coletivos, para mulheres que atuam em cooperativas e associações de produção formal, com geração de trabalho e renda. As duas vencedoras nacionais terão também a oportunidade de participar, no segundo semestre de 2012, de uma missão internacional.
Fonte: Pequenas empresas & Grandes negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |