São Paulo - O Programa Crescer: Microcrédito Gerando Oportunidades será lançado em Osasco (SP), no dia 30 de março. Voltada a proprietários de microempresas e empreendedores individuais (EI), a iniciativa facilita o acesso ao microcrédito, incentiva a formalização e gera renda para o município.
Por meio do Crescer, criado em 2011 pelo governo federal, é possível obter crédito a taxas de juros mais baixas e com menos burocracia. O valor das operações de crédito pode chegar até a R$ 15 mil e deve ser usado para financiar atividades produtivas. A taxa de juros é de 0,64% ao mês e o prazo de pagamento é negociado entre as instituições financeiras e o empresário ou EI.
Participam do programa o Sebrae em São Paulo, com orientações sobre o EI e gestão empresarial, e a prefeitura de Osasco, com cursos de qualificação profissional e apoio para o acesso à Tecnologia da Informação (TI). O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são as instituições responsáveis pela concessão dos empréstimos.
“Vamos oferecer palestras e consultorias sobre empreendedorismo para quem tem um negócio e precisa melhorar a gestão e também para aqueles que querem se tornar empresários”, afirma Mauro Quereza, gerente do Sebrae na região de Osasco.
Podem se formalizar como EI trabalhadores cujo faturamento não ultrapasse R$ 60 mil anuais. “É nossa prioridade apoiar os EI para que saiam da informalidade e possam desenvolver seus negócios com segurança”, explica Quereza.
Entre as vantagens oferecidas ao EI está o acesso ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), o que lhe permite vender para o poder público, redução de tributos e acesso a benefícios como auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria. O Portal do Empreendedor fornece todas as informações sobre as atividades permitidas aos EI e os procedimentos para o registro.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |