Começo no próximo dia 24, no Colégio Evolução, em Guará (SP), a segunda etapa do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pelo Sebrae em São Paulo por meio do Escritório Regional em Franca. Até o dia 28, a gestora de Educação Empreendedora do Sebrae em Franca, Lucimara de Oliveira Correia do Prado, estará na escola diariamente para capacitar os professores do sexto ao nono ano, que vão aprender sobre empreendedorismo e como trabalhar o tema na sala de aula.
Como a primeira etapa da capacitação já foi finalizada no Colégio Evolução, nas últimas semanas a professora Josiane Santos da Silva, que leciona do primeiro ao quinto ano, participou do Encontro Nacional de Educação Empreendedora, realizado pelo Sebrae Nacional, em parceria com o Ministério da Educação, na capital federal. “Participar do curso foi uma oportunidade maravilhosa. Saí de lá renovada e com novos conhecimentos. Foi uma aprendizagem única”, contou a professora.
Nas próximas semanas, inicia-se a segunda etapa da capacitação e, conforme explicou Josiane da Sillva, toda a equipe de educadores do Colégio Evolução irá atuar para desenvolver trabalhos com foco na educação empreendedora. “Vamos desenvolver trabalhos lúdicos de forma prazerosa, estimulando os alunos a aprenderem a importância do empreendedorismo em suas vidas”, comentou. Para a professora, o aluno empreendedor é o que procura ser independente, seguro de si, que procura se aprofundar em todos os assuntos para que no futuro possa ser um profissional autônomo e dono de seu negócio.
Tão logo a capacitação dos educadores seja concluída, começa a implantação do projeto na sala de aula, sendo finalizado no último bimestre escolar com a realização de Feira do Empreendedorismo.
O ensino do empreendedorismo desde cedo coloca o aluno como protagonista e integrante do processo educacional. O JEPP apresenta dois eixos centrais: estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para o plano de negócios, com aprofundamento gradual, além de quatro temas transversais, como cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.
Lucimara do Prado explicou que o JEPP proporciona aos professores experiências práticas de empreendedorismo para que eles saiam da capacitação como empreendedores de fato e possam transmitir isso aos seus alunos. “Ao considerar que o empreendedorismo pode ser aprendido e ensinado, o programa incentiva o protagonismo infantil e a iniciativa futura no mercado de trabalho”, observou.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |