Com o objetivo de incentivar o comportamento empreendedor de crianças e adolescentes nas escolas da rede pública e privada, o Sebrae no Piauí desenvolve o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). No próximo dia 17, a instituição realizará um evento para apresentar o JEPP a prefeitos, secretários de educação dos municípios e diretores de escolas da rede municipal de ensino. Devem participar do encontro os diretores do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, Ulysses Moraes e Delano Rocha; e gerentes e gestores da instituição.
“O Sebrae tem como principais objetivos fomentar o empreendedorismo e disseminar conhecimento para promover a sustentabilidade dos pequenos negócios. Nesse contexto, é importante que os jovens pratiquem a cultura empreendedora e sejam agentes de transformação”, avalia o superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.
Em 2013, diversas escolas da rede particular de ensino aderiram ao JEPP. Durante esse período, os alunos e professores realizaram atividades como feiras e exposições de produtos. O Colégio Conselheiro Saraiva, do Serviço Social da Indústria (Sesi), participa do JEPP. A coordenadora pedagógica do 1º ao 5° ano, Regina Célia Cavalcante, destaca a importância do estímulo ao empreendedorismo entre os alunos de Ensino Fundamental.
“O ensino do empreendedorismo gera uma nova visão de mundo para os alunos. Eles podem crescer e transformar seu entorno. A escola já aplicava disciplinas sobre o assunto e o JEPP fortaleceu essas atividades”, avalia a coordenadora. Cerca de 400 alunos realizam atividades do programa no Colégio Conselheiro Saraiva.
O Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, desenvolvido pelo Sebrae, dissemina o empreendedorismo nas escolas de Ensino Fundamental. Apresenta dois eixos centrais: estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para o plano de negócios, com aprofundamento gradual e quatro temas transversais - cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.
Cada ano do Ensino Fundamental possui um material específico sobre temas relacionados ao empreendedorismo. As apostilas utilizam linguagem adequada à idade dos alunos. São ilustradas, coloridas e construídas de tal forma que se constituem em material de leitura, elaboração, registro e fundamentação tanto para os estudantes quanto para os professores.
Para que o projeto seja implementado com sucesso nas escolas, os professores participam de capacitações que abordam as principais questões teóricas e metodológicas do curso. Mais informações sobre o JEPP podem ser obtidas na Unidade de Conhecimento e Tecnologia do Sebrae no Piauí, localizada no 1º andar do prédio da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046 – Centro, ou pelo telefone (86) 3216-1361.
Fonte: Sebrae
Voltar | Índice de Empreendedorismo |