Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Propriedades rurais se transformam em complexos de lazer

27/08/2013

Comida caseira, ar puro e sossego: a combinação perfeita para um dia de descanso ao lado da família e amigos. No interior da Paraíba, propriedades rurais se transformam em complexos de lazer, com restaurantes, pescaria, trilhas ecológicas e um farto cardápio da culinária regional nordestina. Empreendimentos desse tipo serão um dos assuntos debatidos no 4º Seminário Nordeste de Turismo Rural, que acontecerá nesta quinta (29) e sexta-feira (30) durante a 9ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), em Campina Grande.

A Casa de Cumpade, no distrito de Galante, em Campina Grande, é um dos mais famosos do estado. Em agosto de 2007, o “cumpade” João Barreto, proprietário do lugar, juntou a paixão pela gastronomia e tradições culturais do Nordeste para criar um complexo turístico na Fazenda Olho D'Água, até então improdutiva. Nos finais de semana e feriados, o lugar fica lotado.

O cardápio é farto. Só no café da manhã, são mais de 70 opções. No almoço, são servidos todos os pratos de uma cozinha regional: galinha de capoeira, bode, buchada, tripa assada, carneiro, arroz de festa e de leite, xerém, mugunzá, tapioca, cuscuz , queijo assado. Sem falar nas iguarias exclusivas da casa, criadas por João. A mais conhecida é o porco de engenho, medalhão de porco imerso em vinho e temperado com ervas regionais, servido com abacaxi, mel de engenho e champignon.

Enquanto saboreiam essas delícias, os clientes ouvem o bom e tradicional forró pé de serra. O lugar oferece diversas opções de lazer, que incluem trilhas ecológicas, tirolesa, redário, brinquedoteca, piscina, banho de bica, pescaria, além de passeios de charrete, cavalos, pôneis e carro de boi. O restaurante foi o Caso de Sucesso da Ruraltur no ano passado.

Para João, empreendimentos desse tipo são importantes para a sobrevivência das comunidades rurais. “Vivemos em uma região que possui um clima instável. Nunca sabemos quando teremos fartura. Quando investimos em negócios dessa natureza, temos a oportunidade de agregar valor aos nossos produtos, além de gerar emprego e renda para os moradores locais”. A maioria dos ingredientes utilizados no preparo das comidas do restaurante é produzida na própria fazenda, que também vende parte da produção, como leite, carnes e ovos.

Fogão à lenha
Outro restaurante muito conhecido na região do Agreste é o Rancho do Caju, em Puxinanã, a 18 km de Campina Grande. Nos domingos e feriados, oferece café da manhã preparado em fogão à lenha e servido em panelas de barro. Nos finais de semana e feriados, serve um típico almoço regional. Com capacidade para 300 pessoas, possui estacionamento, parque para crianças, jogos, além de oferecer trilha e passeio de charrete. “Gosto do sabor da comida, feita de forma artesanal, e da variedade de doces, que adoro. O ambiente rústico e tranquilo é perfeito para sair da rotina estressante que levamos durante a semana”, comenta a jornalista Fabrícia Marinho, frequentadora assídua de restaurantes rurais.

Uma das vantagens dos restaurantes rurais é a tranquilidade. Enquanto os pais almoçam e ouvem uma boa música, as crianças brincam livres no terreiro. “É o lugar ideal pra reunir a família porque tem opção pra todo mundo. Pelo menos uma vez por mês, escolhemos um dos restaurantes próximos à Campina e vamos curtir um dia sem preocupações”, afirma a administradora Sílvia Pompeu.

Ruraltur
A abertura oficial da Ruraltur será às 19h desta quarta-feira (28). Até a sexta-feira (30), cerca de 80 expositores da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Ceará, Bahia, Sergipe e Maranhão vão expor os seus produtos e serviços em 40 estandes. Também haverá apresentações artísticas, oficinas e exposição de artesanato paraibano.
Algumas das principais operadoras de turismo do país já confirmaram presença na Rodada de Negócios, que acontecerá na quinta-feira (30), das 9h às 12h e das 14h às 17h. Esse é um dos momentos mais importantes do evento já que reúne empresários com interesses afins, que sentam-se à mesa para negociar.

A feira é uma iniciativa do Sebrae, com o apoio do governo do estado, Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr) e Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep). Todas as informações do evento estão no site http://ruraltur.sebraepb.com.br/.

Fonte: Sebrae

Propriedades rurais se transformam em complexos de lazer


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia