Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Publicitária vence reality show O Aprendiz

22/12/2011

São Paulo - A publicitária e mestre em Estudos Internacionais Janaína de Melo foi a grande vencedora da oitava edição de O Aprendiz, reality show da TV Record, que terminou na noite de terça-feira (20). A final, disputada com Renata Tolentino, aconteceu ao vivo no Memorial da América Latina, em São Paulo, com a presença de 1,6 mil pessoas, segundo o apresentador do programa, João Dória Jr.

Neste ano, O Aprendiz teve 153 mil inscritos, dos quais apenas 16 foram selecionados. O prêmio para a vencedora foi de R$ 1,5 milhão, mais um automóvel, um notebook e um quadro do artista plástico Romero Britto, avaliado em US$ 50 mil.

O tema desta edição foi empreendedorismo e inovação. O programa contou pela quarta vez com a participação do Sebrae. De acordo com João Dória Jr., ultrapassar barreiras, vencer as dificuldades, trabalhar em grupo e inovar são características fundamentais do empreendedor de sucesso, identificadas na candidata vencedora.

A oitava edição do reality show contou com a participação do consultor do Sebrae Renato Santos, designado para avaliar a estrutura e o desempenho das equipes em cada uma das tarefas que formaram O Aprendiz. Houve 15 análises diferentes, uma para cada prova, apresentadas em pequenos comentários. “Procurei construir um paralelo entre o desafio que as equipes enfrentaram e o empreendedor brasileiro”, conta o consultor.

Agentes locais

Além disso, o Sebrae produziu uma prova (a antepenúltima antes da grande final) envolvendo inovação. Por três dias, em Maringá (PR), quatro aprendizes transformaram-se em Agentes Locais de Inovação (ALI), programa da instituição que apoia o empresário que pretende inovar. Os participantes receberam empresas com características similares para que pudessem sugerir sete inovações.

As empresas foram escolhidas pelo Sebrae, a tarefa escrita pela instituição e o conteúdo se baseou nos manuais operacionais do programa ALI. A entidade de apoio às micro e pequenas empresas também contribuiu para a avaliação de desempenho das competidoras. Segundo o coordenador nacional do ALI, Marcus Vinícius Bezerra, as quatro jovens analisaram os negócios, aplicaram o diagnóstico de inovação, o mesmo utilizado pelo programa, sugeriram ações e avaliaram os resultados.

“Para o programa ALI a participação em O Aprendiz foi um sucesso. Os agentes interagiram na rede social durante a exibição da prova, fazendo comentários sobre o desempenho das participantes. Outra vantagem foi a aproximação do Sebrae e da inovação com o público em geral. O programa deixou para os empreendedores o 'gostinho' do que é inovação”, afirma Bezerra.

O Programa ALI começou em 2008 como piloto no Paraná e desde 2010 vem sendo nacionalizado. “Hoje temos em campo 453 agentes. No ano passado, atendemos 5.543 empresas. Em 2011, já estamos com 13,5 mil pequenos negócios. A meta para 2012 é ter, com a entrada de São Paulo e Minas, mais de mil agentes em campo e atender 25 mil novas empresas“, informa Bezerra. Os agentes locais de inovação são jovens formados, todos bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para o consultor Renato Santos, as quatro candidatas que chegaram à prova tinham forte potencial empreendedor. Elas receberam uma bolsa em um dos cursos do Sebrae para ajudá-las a enxergarem a possibilidade de atuar na carreira empresarial.

A escolha

A manauara Janaína de Melo venceu Renata Tolentino depois da avaliação da tarefa realizada em Washington, nos Estados Unidos. Lá elas conheceram a sede de uma empresa de informática e promoveram, individualmente, uma ação de marketing de um produto da marca. Para cumprir a prova com êxito, precisaram enfrentar a barreira do idioma e a falta de conhecimento do mercado local.

As duas candidatas foram avaliadas pelo apresentador e pelos dois conselheiros do programa, Carla Pernambuco e Cláudio Forner. Das 15 tarefas da temporada, Janaína venceu sete. Além disso, a candidata liderou sua equipe em duas ocasiões e passou cinco vezes para a segunda parte da sala de reunião.

Fonte: Sebrae


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia