Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Qualificação estimula gaúcho a abrir novas empresas

12/01/2012

Um empreendedor que saiu da cidade de Nova Bréscia, no interior gaúcho, para fazer sucesso na capital. Assim se resume a trajetória de Moacir Biasibetti, proprietário de três restaurantes em Porto Alegre.

Em 1998, depois de quase dez anos trabalhando em restaurantes como garçom e cozinheiro, Moacir decidiu abrir seu primeiro negócio: uma barraquinha de cachorro quente. Mesmo com o grande fluxo de clientes, que chegava a 300 por dia, Moacir queria mais. A informalidade e a insegurança de trabalhar nas ruas tiravam a tranquilidade do empresário. O desejo pela qualificação, conta Moacir, também o impulsionava a buscar novas alternativas. "Apesar de a carrocinha ser de inox, com caixas de isopor, já existia uma grande preocupação com a qualidade dos produtos e as boas práticas de fabricação", lembra.

O empresário revela que sonhava com a oportunidade de profissionalizar seu negócio e obter mais rentabilidade. "Moacir procurou a instituição em 2010, quando iniciamos o Projeto Polo Gastronômico da Cidade Baixa. Foi um dos primeiros a aderir e o que mais acreditava na ideia", declara Roger Klafke, gestor do Sebrae no Rio Grande do Sul na Regional Metropolitana.

Em 2004, motivado pela clientela e amigos, Moacir e os dois irmãos investiram em um novo estabelecimento na Cidade Baixa, com capacidade para 130 lugares. Nascia, assim, o Restaurante Via Imperatore. Na sequência, devido aos bons resultados obtidos no negócio, abriram o Boteco do Joaquim, em 2008, e o Tchê, em 2010. "Uma das principais melhorias foi a implantação dos Projetos PAS Alimento Seguro no Via Imperatore, com o qual aprendemos a trabalhar com alimentos de maneira organizada e segura. Os demais estabelecimentos ainda participam desses projetos", ressalta o empresário.

O gestor Roger Klafke lembra que Moacir "participou de várias ações dos projetos, como o programa de qualidade, cursos de atendimento, cliente oculto, consultoria em finanças, consultoria em marketing, programa de indicadores de desempenho de gestão e o PAS. Ele implantou praticamente tudo o que os cursos e consultorias propuseram à empresa, algo que raramente acontece".

Para o futuro, o empresário deseja ainda mais. "O próximo passo é o ingresso no Projeto DMG - Diagnóstico de Maturidade em Gestão, com início previsto para este mês. Com isso, serviremos os clientes cada vez melhor. Não podemos parar no tempo. Devemos nos reciclar a todo o momento e acreditar nas mudanças", conclui Moacir.

Fonte: Pequenas empresas & Grandes negócios


 


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia