Rio de Janeiro - Um convênio entre a prefeitura carioca e o Sebrae no Rio de Janeiro vai promover o desenvolvimento de pequenos negócios nos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, na zona portuária, e em outras áreas do centro da cidade. O documento foi assinado nesta quarta-feira (15) pelo prefeito Eduardo Paes, e pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
Os bairros estão integrados ao projeto Porto Maravilha, da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP) – empresa responsável pela reurbanização da região de cerca de cinco milhões de metros quadrados. O acordo prevê a identificação das vocações territoriais e a identificação de novas oportunidades de negócios, além da capacitação dos empreendedores da área.
A primeira ação do convênio será uma Rodada de Negócios, marcada para o dia 8 de fevereiro, quando empreendedores locais poderão fechar contratos com grandes investidores. A estimativa é que pelo menos 20 grandes empresas participem do evento.
“O que estamos construindo com o Sebrae é um modelo exemplar de ocupação da cidade. Queremos o Rio integrado, grandes negócios ao lado dos pequenos, este é o charme da cidade”, afirmou o prefeito Eduardo Paes. Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, “a instituição está comprometida com a reconstrução do Rio de Janeiro e este projeto está comprometido com a transformação urbana e a inclusão produtiva. O Sebrae pode e deve ajudar a abrir possibilidades para quem viveu fases piores e merece a chance de usufruir deste novo cenário de oportunidades”, destacou.
O mapeamento da realidade atual e a identificação de novas oportunidades para inclusão de micro e pequenos negócios serão feitos pelo Sebrae no Rio de Janeiro. O diagnóstico vai nortear as ações a serem implantadas. “O Porto Cidadão é uma inovação institucional, um conjunto de novas oportunidades. A qualificação vai ampliar o olhar sobre os novos negócios”, avaliou o diretor-superintendente do Sebrae no Rio de Janeiro, Cezar Vasquez.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |