O quarteto catarinense Thiago Matesco, 30 anos, Adriaan Vogel, 33, César Cim Filho, 28, Bruno Bonet, 31, são amigos de muito tempo. Eles trilharam caminhos de sucesso no mundo corporativo, até que em 2010, resolveram se unir para empreender. Fizeram uma extensa pesquisa de mercado e decidiram pelo mercado de confecções, um dos grandes polos de Santa Catarina.
A ideia original era produzir peças para grandes marcas, mas o grupo percebeu que teriam mais sucesso se procurassem um diferencial e criassem um nome próprio. Uniram, então, dois elementos para uma identidade forte: aspectos históricos da família de Adriaan, a família Völke, e a cultura de Santa Catarina, incluindo sua influência holandesa. “Queremos divulgar as qualidades do estado e ressaltar o poder que ele tem no mercado de moda”, afirma Matesco.
Dessa grande mistura surgiu a Von der Völke, que quis atingir, primeiramente, o público masculino jovem com camisetas de qualidade. Nas estampas, imagens conhecidas do estado como a praia de Balneário Camboriú ou a ilha de Florianópolis e também pontos que só os catarinenses conhecem.
Para contornar o possível isolamento da marca ao seu estado de origem, o quarteto pensou em outras linhas sem referências tão diretas, com imagens mais sutis, para conquistar o resto do Brasil. “Já nos chamaram de ‘bairristas’, mas a recepção sempre varia entre as cidades”, diz Matesco.
Com um investimento inicial de R$ 120 mil, a marca está presente em quase 100 pontos de vendas e em 24 estados. A produção das peças é terceirizada, enquanto as partes criativa e comercial ficam por conta de uma equipe de 12 funcionários. Em 2013, a empresa ultrapassou o faturamento de R$ 1 milhão.
A Von der Völke começou 2014 querendo ainda mais aumentar sua presença no Brasil – sem perder suas raízes catarinenses: ela lançou uma linha de jeans, camisas e acessórios logo no começo do ano e espera chegar a 500 pontos de venda até dezembro.
Fonte: Pequenas empresas & Grandes Negócios
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