Uma solução encontrada por jovens para driblar a forma tradicional de se posicionar no mercado de trabalho é apostar em negócios no mundo digital dos blogs, sites e das redes sociais. O comunicador Marcelo Nunes, de 22 anos, de Santa Catarina, criou uma rede transmídia de conteúdos sobre filmes, quadrinhos, desenhos e animações. Em quatro meses, o Nerd News chegou a 30 mil fãs.
– A ideia surgiu em fevereiro, enquanto me recuperava de uma cirurgia e acompanhava filmes e séries. Senti falta de um canal com conteúdo relacionado a este universo e enxerguei uma oportunidade de empreender – afirma Nunes.
As redes sociais viabilizaram o fortalecimento da marca, que, em poucos meses, incentivou o engajamento dos seguidores. A interação serviu de defesa para atrair anunciantes, que tornam o negócio rentável.
– O que qualquer marca precisa nas redes sociais é engajamento. O resultado para o anunciante aparece de forma satisfatória – explica.
A presença online é importante para marcas de diferentes segmentos, mas alguns cuidados precisam ser tomados. Para o analista de marketing digital Thiago Loch, o ideal é alinhar a marca à estratégia do negócio.
Com foco no público-alvo
– A marca precisa saber onde está seu público-alvo. É importante manter a presença nestes lugares e, principalmente, saber onde investir para fidelizá-lo – explica.
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Com investimento variável, o marketing digital tem resultados a curto, médio e longo prazos, afirma o analista.
– Uma empresa que tem um perfil empresarial e corporativo, por exemplo, pode dar mais atenção ao LinkedIn. Já uma marca mais jovem e descolada pode ter foco no Snapchat – exemplifica Loch.
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